Instinct MI60 e MI50: AMD anuncia primeiras placas de vídeo baseadas em 7nm

Instinct MI60 e MI50: AMD anuncia primeiras placas de vídeo baseadas em 7nm

Mais uma transição importante de litografia começa a partir de agora! Durante o evento AMD Next Horizon, a gigante de Sunnyvale apresentou a Instinct MI60 e MI50, primeiras placa de vídeo baseadas em 7nm, que de quebra ainda são as primeiras compatíveis com PCI Express 4.0. A apresentação foi conduzida por David Wang, novo chefão da divisão Radeon Technologies Group (RTG), após a saída de Raja Koduri, para a Intel. 

Esses modelos são voltados para tarefas relacionadas à inteligência artificial e computação de alta performance (HPC). O processador gráfico AMD Vega 20 fabricado em padrões 7 nanômetros pela TSMC. Em sua versão completa há 64 unidades de computação (4096 Stream Processor). São 13,3 bilhões de transistores e uma área de 331 mm². Para comparação, o já conhecido cristal Vega 10 de 14 nm tem uma área de 484 mm² e contém 12,5 bilhões de transistores.

Instinct MI60

A AMD explica que com a implementação dos 7nm  foi possível aumentar a densidade de transistores em 2 vezes. O aumento de eficiência na casa dos 1,25x, mantendo o mesmo consumo de energia ou redução de 50% no consumo, mantendo a mesma eficiência.

Em um único substrato com uma GPU, quatro pilhas HBM2 de 4 ou 8 GB são soldadas, dando um total de 16 (Instinct MI50) ou 32 GB (Instinct MI60) de memória de vídeo com uma taxa de transferência de 1 TB / s! A compatibilidade com o PCI Express 4.0 garante uma taxa de comunicação para as GPUs de 64 GB/s, de forma bidirecional.

Junto com o suporte ao PCI Express 4.0, as novas Radeon Instinct também contam com a presença de conectores Infinity Fabric usados ​​para agrupar essas placas. Cada adaptador possui dois canais com largura de banda total de 200 GB / s, e a própria ponte Infinity Fabric é projetada como uma placa de circuito bem avantajada

AMD

A AMD diz que a Instinct MI60 é a GPU mais rápida da atualidade em cálculos de pontos flutuantes F64 e F32: 7,4 TLOPS e 14,7 TFLOPS, respectivamente. Já no caso da MI50, a placa baseada em uma versão “capada” do chip Vega 20, possui poder computacional de até 13,4 TFLOPS para cálculos de precisão simples (FP32) e até 6,7 TFLOPS para cálculo de precisão dupla (FP64).

O carro-chefe da série, a Radeon Instinct MI60, é comparável em velocidade ao Nvidia Tesla V100 baseado na arquitetura Volta. Outras vantagens dos novos aceleradores gráficos é o suporte para virtualização de hardware, que não requer software especializado. Comparado ao modelo anterior da própria série Instinct, o MI25, as novas placas devem entregar de 3 a 9 vezes mais performance.

Na apresentação a AMD também destacou o MI-Next, próxima geração de GPUs para uso profissional. O lançamento deve ocorrer apenas em 2020.

Instinct MI60

Preço e disponibilidade

As placas AMD Radeon Instinct MI50 e Radeon Instinct MI60 estarão à venda antes do final do ano. Os preços dos novos produtos serão anunciados posteriormente.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X