Prefeito do RJ diz que eSports são esportes

O Rio reconhece o e-sports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição”, assim o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, iniciou uma thread no Twitter, tocando num tema que gerou grande repercussão essa semana após às falas da Ministra do Esporte do governo Lula, Ana Moser.

Em entrevista ao UOL, Moser, ex-atleta de vôlei, declarou que eSports é indústria de entretenimento, não é esporte. “O atleta de eSports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte”.

A fala da ministra, além de uma visão pessoal, também passa por uma visão administrativa, a forma que Moser, agora integrante do governo, tratará sobre o tema. Na mesma entrevista, Moser fala que não tem intenção de investir no no segmento de eSports. “A gente lutou ano passado, eu na minha vida pregressa, a frente da Atletas pelo Brasil fizemos uma ação muito forte junto ao legislativo par ao texto da lei geral não ser aberto o suficiente para ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. A definição de esporte tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco”, pontua.

No caso de Eduardo Paes, o prefeito chama o Rio de Janeiro de “capital do eSports”, e declarou que foi “feita uma reunião com diversos atores ligados a essa prática esportiva e estamos criando uma coordenadoria específica para esse tema diretamente ligada ao gabinete do prefeito”. “Vamos fazer do Rio a Capital Mundial do eSports”, completou o prefeito. Nos últimos anos o Rio de Janeiro recebeu diversos campeonatos de games, o mais recente foi o  IEM Rio Major 2022, realizado entre outubro e novembro do ano passado

 

A denominação eSports começou a ser utilizada em 1999, após uma revista americana usar o termo durante a promoção de lançamento da Online Gamers Association. Anteriormente o termo mais difundido usado era online sports game, cunhado pela primeira vez nos anos 80. O primeiro campeonato de games foi realizado em 1972, na Universidade de Stanford. Uma competição do jogo Spacewar.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!