Ironicamente, a gigantesca e multimilionária indústria dos esports surgiu com o primeiro campeonato de games contando com a participação de cinco pessoas e com uma premiação bem inferior aos padrões atuais.
Por falar em padrões, atuais, o primeiro campeonato de games foi visto por poucas pessoas, diferentemente dos grandes números de audiência dos eventos de esports de hoje em dia.
Na verdade, essa indústria iria se consolidar a partir dos anos 1990, aproximadamente 20 anos após o primeiro campeonato de games, cuja realização está ligada diretamente a expansão da internet.
O primeiro campeonato de games ocorreu no dia 19 de outubro de 1972, há quase 50 anos, na universidade de Stanford. “Spacewar!” era o jogo da disputa, criado por um estudante do MIT que posteriormente seria professor de Bill Gates e Paul Allen.
Spacewar!
Considerado um dos jogos mais importantes de todos os tempos, Spacewar! foi criado em 1962 por Steve Russell e um grupo composto por outros estudantes do MIT em uma apresentação para o minicomputador PDP-1.
O jogo ajudou a criar o gênero de combate espacial dos videogames, que, consequentemente, teria seu auge com o lançamento de Space Invaders 15 anos depois. Aliás, estudiosos debatem sobre o nascimento dos esports ocorrer em 1981, com o primeiro campeonato de Space Invaders, que teve um número grande de participantes uma premiação de US$ 10 mil.
Além disso, Spacewar! Serviu de inspiração para o primeiro jogo comercial de fliperama, o Computer Space, de 1971.
Entretanto, durante a década de 1960, os criadores e jogadores de Spacerwar! Não tinham noção do significado histórico do jogo, o que dificultou, desse modo, a sua popularização. Aliás, Spacewar! só estava disponível em laboratórios de universidades, acessíveis, portanto, a apenas um grupo seleto de estudantes, cientistas e técnicos.
Apenas no final da década de 1960 que o público geral conheceu o jogo, por isso na sua primeira década de vida houve pouca documentação sobre Spacewar!.
Em contrapartida, a seletividade do jogo em universidades permitiu que houvesse o primeiro campeonato de games da história.
O primeiro campeonato de games
Em 1966, Steve Russell criou uma versão de Spacewar! para o PDP-6 do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford. O jogo evoluía conforme hardwares mais modernos chegavam ao laboratório, culminando em um novo sistema do jogo desenvolvido por programadores de Stanford.
Em 1970, quando a Universidade de Stanford se conectou a ARPANET – a rede precursora da internet -, o jogo foi distribuído de maneira gratuita através da rede. Portanto, o jogo também foi o primeiro jogo online da história.
Leia também: Quando a internet foi criada?
Embora popular, no início dos anos 1970, Spacewar! era ainda preterido por outras atividades esportivas do laboratório em Stanford. Entretanto, tudo isso mudou em outubro de 1972, quando a revista Rolling Stone patrocinou as “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar!”, evento que se tornaria o primeiro campeonato de games da história.
A versão do jogo utilizada no campeonato foi modificada para permitir que até cinco pessoas jogassem simultaneamente em seis telas diferentes, além de contar com novos recursos.
“A primeira ‘Olimpíada Intergalática de ‘Spacewar‘ ocorrerá aqui na quarta-feira, 19 de outubro, às 20 horas. O prêmio principal será uma assinatura anual da revista ‘Rolling Stone’. O evento de gala terá cobertura do repórter esportivo da Rolling Stone, Stewart Brand, com fotografias feitas por Annie Liebowitz. Cerveja Grátis!”, dizia o flyer anunciando o primeiro campeonato de games.
Mesmo com a possibilidade de outros eventos anteriores, o que atesta o fato deste ser o primeiro campeonatos de games da história é o fato do registro público feito pela Rolling Stone.
Em uma época pré-imprensa de videogames, o artigo da Rolling Stone é uma prova dos anos da cultura hippie californiana e sua influência no jornalismo cultural. Portanto, o evento, além de marcar o início dos esports, também representa o nascimento de uma imprensa especialista em tecnologia.
“Preparados ou não, de qualquer forma os computadores chegarão às pessoas. Isto é uma boa notícia, talvez a melhor desde as drogas psicodélicas”, diz a abertura do artigo escrito por Stewart Brand.
O primeiro campeonato de games teve três modalidades de competição: Free-For-All, 1×1 e em duplas. Os vencedores foram Bruce Baumgart, no modo Free-For-All, Slim Tovar e Robert E. Mass em duplas. Tovar também venceu a modalidade 1×1.
Os vencedores levaram para casa uma assinatura anual da Rolling Stone, mas o legado do evento seria imprescindível.
Legado do primeiro campeonato de games da história
“Cinco jogadores. Esse é o número dos primeiros confrontos para se familiarizar com as Olimpíadas de Spacewar, organizadas por mim e patrocinada (cerveja e premiação) pela Rolling Stone”, informa o trecho de abertura da matéria de Stewart Brand sobre o primeiro campeonato de games.
Certamente, pelo texto, Brand tinha alguma noção sobre a importância história do que estava acontecendo e o que isso significaria para o futuro do entretenimento. No entanto, é muito provável que ele não poderia prever que aquilo se tornaria algo gigantesco, com premiações milionárias, centenas de competidores e cobertura ampla pela imprensa.
Aliás, nem os vinte participantes daquele evento que ocorreu há quase 50 anos não poderiam prever estarem criando uma nova modalidade esportiva, que movimenta milhões de dólares anualmente e transformou várias indústrias. Stewart Brand afirma, contudo, notar, à época, uma postura de “atletas” entre os competidores daquele evento que ocorreu em 1972.
A versão original de Spacewar! No PDP-1 está Museu da História do Computador, na Califórnia, e os visitantes podem jogá-lo no primeiro e terceiro sábado do mês.
Além disso, Spacewar! é considerado pelo livro dos recordes como o primeiro jogo multiplataforma da história.
Deixe seu comentário