Enquanto muitos fabricantes de eletrônicos estão se preparando para lançar uma versão comercial de dispositivos com uma interface PCI Express 4.0, a organização PCI-SIG aprovou as especificações finais para a próxima versão do padrão.
O trabalho no PCI-E 5.0 começou há apenas um ano e meio. Em um curto período de tempo, foi possível dobrar a largura de banda, de 16 para 32 gigatransactions por segundo (GT/s), mantendo a compatibilidade com as versões anteriores da interface.
A nova versão da interface PCI Express fez alterações elétricas para melhorar a integridade do sinal e resistência mecânica dos conectores disponíveis.
“Completar a especificação PCIe 5.0 em 18 meses é uma imensa conquista, e ela foi conseguida graças ao comprometimento de nossos membros que trabalharam de maneira dedicada para evoluir a tecnologia PCIe para alcançar as necessidades de performance da indústria. A arquitetura PCIe vai continuar a ser o padrão ‘de facto’ para I/O de alta performance no futuro previsível.”
Al Yanes, presidente do PCI-SIG
Naturalmente, a adoção de um novo padrão não significa a liberação imediata no mercado. Dado que a estreia do PCI Express 4.0 no segmento de consumo ocorrerá apenas em meados deste ano, pode-se prever que nos próximos anos, o PCI-E 5.0 será usado apenas em servidores e supercomputadores.
Em relação ao PCI-Express 4.0, os primeiros processadores para o usuário final compatíveis com a tecnologia é a linha Ryzen 3000.