A OpenAI, criadora do ChatGPT, interrompeu os testes e a disponibilidade da versão prévia de sua ferramenta de criação de vídeos baseada em inteligência artificial, chamada Sora. A decisão veio após o vazamento de tokens de acesso à plataforma e protestos de artistas que criticam o impacto da tecnologia no setor criativo. Até então, os planos da companhia era disponibilizar o Sora ainda em 2024.
O que aconteceu com o Sora?
Na última terça-feira (26), tokens de autenticação da versão preliminar do Sora foram divulgados na plataforma Hugging Face. Durante três horas, usuários com acesso ao link puderam criar clipes curtos de vídeo a partir de comandos de texto, antes de o acesso ser removido.
OMG OpenAI Sora has been leaked!
Free to use now on Huggingface, link in comment
It can be shut down anytime, try it now! It can generate 1080P and up to 10s video! And the results are incredible!
9 Examples: pic.twitter.com/rIJJv5TQTo
— el.cine (@EHuanglu) November 26, 2024
O vazamento foi atribuído a um grupo de artistas que haviam sido convidados pela OpenAI para testar a ferramenta. Esses profissionais decidiram liberar o acesso publicamente como forma de protesto contra a empresa.
Vale lembrar que o Sora vinha sendo acessado por um grupo de usuários selecionados. Até mesmo um comercial, desenvolvido pela agência Native Foreign para a a rede americana de lojas de brinquedos Toys”R” utilizou a ferramenta da OpenAI no desenvolvimento.
A OpenAI também chegou a mostrar um clipe de música gerado utlizando o Sora. Confira abaixo:
As críticas dos artistas
O grupo de artistas acusa a OpenAI de explorar sua participação nos testes como uma estratégia de relações públicas, sem oferecer compensação. Eles também expressam preocupações sobre a ameaça que tecnologias como o Sora representam para empregos criativos e direitos autorais.
“Não somos testadores de bugs gratuitos, fantoches de relações públicas, treinadores de dados ou tokens de validação”, diz uma declaração do grupo. Os artistas também apontam que a OpenAI, avaliada recentemente em US$ 150 bilhões, não foi transparente sobre os dados usados para treinar a ferramenta, levantando dúvidas sobre possíveis violações de direitos autorais.
Além disso, os manifestantes criticam o controle rígido da OpenAI sobre as criações realizadas no Sora, sugerindo que o programa de testes era mais voltado para promoção do que para inovação ou feedback genuíno.
O que diz a OpenAI?
A empresa confirmou a suspensão do Sora, sem prazo definido para o retorno. Em nota enviada ao The Washington Post, um porta-voz afirmou que a OpenAI “está analisando o assunto” e ressaltou que a participação nos testes era voluntária, sem obrigatoriedade de uso ou fornecimento de sugestões.
Apesar da polêmica, a OpenAI ainda não esclareceu como planeja lidar com as críticas levantadas pelos artistas nem os questionamentos sobre transparência no treinamento de sua IA.
Deixe seu comentário