A Uber, conhecida plataforma de transporte individual por aplicativo, fez um levantamento interessante e revelou detalhes sobre os objetos que são mais frequentemente esquecidos nos veículos de seus motoristas parceiros.
Como era de se esperar, determinados objetos como celulares, dispositivos eletrônicos em geral e bolsas lideram o ranking de itens esquecidos, devido à sua constante utilização e necessidade no dia a dia, o que também aumenta as chances de serem deixados para trás. Não obstante, existem casos bem peculiares e até mesmo curiosos. Itens surpreendentes e inacreditáveis foram encontrados nos carros dos motoristas pós-desembarque dos passageiros.
Leia também
Propaganda em todo lugar! Uber mostrará anúncios antes das corridas no Brasil
Além disso, a Uber não apenas compartilhou quais são esses objetos, mas também disponibilizou dados sobre as cidades onde ocorrem com maior frequência esses episódios de esquecimento. Vamos então conferir com mais detalhes a relação completa desses objetos tão variados que ocasionalmente são esquecidos pelos usuários do serviço:
Itens mais esquecidos no Uber
- Mochilas / Bolsas;
- Celulares / Câmeras;
- Roupas (peças diversas);
- Guarda-chuvas;
- Chaves;
- Dinheiro;
- Carteiras;
- Garrafas de água;
- Copos;
- Jóias / Relógios / Maquiagem.
Coisas inusitadas que foram esquecidas
- Uma medalha olímpica (quem esquece uma fucking medalha olímpica!?);
- 40 pizzas (o dono do carro deve ter enjoado de tanto comer pizza);
- 100 pastéis (esse aqui enjoou de pastel);
- Uma varinha do Harry Potter;
- Uma aliança de casamento;
- Um chinelo e um tênis sem par (só um pé);
- Duas espadas de São Jorge;
- Uma airfryer;
- Uma pá e uma enxada;
- Um filtro de barro;
- Dois bonecos de pano do EC Bahia.
Cidades onde mais se esquece algo
Nesse ponto, Santa Catarina (SC) se destaca como a região campeã em termos de esquecimentos dentro dos carros da Uber. Por algum motivo, os habitantes desse estado parecem ter maior propensão a deixar objetos para trás nas corridas de Uber.
Em contrapartida, é surpreendente observar que São Paulo, sendo uma das maiores e mais movimentadas cidades do país, não figura nessa lista específica. Todavia, outras cidades do Sudeste, nomeadamente Vitória (ES) e Santos (SP), marcam presença significativa:
- Itajaí;
- Florianópolis;
- Brasília;
- Vitória;
- São Luís;
- Curitiba;
- Campo Grande;
- Salvador;
- Goiânia;
- Santos.
Pelos registros da Uber, parece que há uma tendência de que os esquecimentos ocorram com maior frequência em datas próximas a festividades ou feriados prolongados, momentos em que a distração das pessoas pode ser amplificada pelo clima de celebração e relaxamento. No ano de 2023, por exemplo, houve maior incidência de objetos esquecidos nos seguintes dias:
- 23 de dezembro – data imediatamente anterior ao Natal
- 22 de dezembro – também às vésperas do Natal, um período notoriamente frenético
- 16 de dezembro – um pouco antes do Natal, já iniciando o clima festivo
O que fazer se esquecer objetos dentro de um carro da Uber?
Para quem esqueceu algo no Uber, a empresa tem um jeito fácil de tentar pegar suas coisas de volta. No app da Uber, há uma parte só para achar itens perdidos. Veja como fazer:
- Abra o aplicativo e clique no ícone presente no canto superior esquerdo da tela. Escolha “Suas Viagens” e prossiga para a opção “Itens perdidos”.
- Selecione “Itens perdidos”
- Opte por “Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido”
- Insira o número do seu telefone para que possa ser contatado e envie sua mensagem
Caso não obtenha sucesso na comunicação com o motorista ou esteja enfrentando a infeliz ironia de ter perdido justamente o seu celular, existe a alternativa de usar um computador para tentar localizar seus pertences. Basta acessar https://help.uber.com/pt-BR/, fazer o login na sua conta e buscar por “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”, seguido por “Itens Perdidos”. Isso irá direcioná-lo para etapas adicionais que podem ajudar na recuperação do item esquecido.
E você? Já esqueceu algum objeto dentro do carro da Uber?
Deixe seu comentário