Mais uma guerra de patentes está sendo iniciada. Depois dos diversos embates entre Apple e Samsung, agora novos oponentes estão entrando nesse “ringue”: a NVIDIA está processando a Qualcomm e a Samsung (sim, de novo a Samsung) pelo uso de tecnologias patenteadas de GPU sem o devido pagamento.
De acordo com a NVIDIA, são sete violações que estão sendo encaminhadas para a Comissão Internacional de Comércio e para o Tribunal Distrital de Delaware. As violações incluem o uso indevido de sombreamento programável, shaders unificados e processamento paralelo de vários segmentos.
Os produtos da Samsung que utilizam tecnologias contestadas pela NVIDIA são: Galaxy Note Edge, Galaxy Note 4, Galaxy S5, Galaxy Note e Galaxy S4, além dos tablets Galaxy Tab S, Galaxy Note Pro e Galaxy Tab 2. A maioria desses aparelhos incorporam processadores móveis Qualcomm, incluindo o Snapdragon S4, 400, 600, 800, 801 e 805. Os outros aparelhos são alimentados por chips móveis Samsung Exynos, que incorporam elementos da ARM e núcleos GPU PowerVR.
“Como líder mundial em computação visual, NVIDIA inventou tecnologias que são vitais para a computação móvel temos o portfólio mais rico da computação gráfica no mundo, com 7.000 patentes concedidas e pendentes, produzidos pelos melhores engenheiros gráficas da indústria e apoiados por mais de US $ 9 bilhões em P & D.O. Nossas invenções oferecem um valor significativo para dispositivos móveis. Samsung e Qualcomm optaram por usá-los em seus produtos sem licença, estamos a pedir aos tribunais para determinar violação de patentes de GPU da NVIDIA por todas as arquiteturas gráficas utilizadas em produtos móveis da Samsung e estabelecer seu valor de licenciamento. “, disse o CEO e co-fundador da NVIDIA, Jen-Hsun Huang.
Em seu blog oficial, a NVIDIA ainda afirma que entrou em contato com Samsung diversas vezes para tentar uma negociação, sem sucesso. A Samsung disse que isso era um problema de seus fornecedores, conta David Shannon, vice-presidente executivo. E tendo como base o retrospecto da Samsung em brigas de patentes, esse assunto irá render muito.