Além de conseguir mudar a vida de pessoas tetraplégicas, no futuro, aqueles sem nenhuma condição de problema motor grave também poderão receber os chips cerebrais da Neuralink, empresa de Elon Musk. O magnata sul-africano já está projetando um panorama que pessoas saudáveis com esses chips conseguirão derrotar pro players em jogos multiplayer competitivos.
“Nós estamos muito confiantes de que em talvez no próximo ano ou em dois anos, alguém com implante Neuralink será capaz de superar um pro gamer. Por causa do tempo de reação que deverá ser ainda mais veloz”, afirmou Elon Musk durante uma entrevista com o cientista da computação Lex Friedman, realizado na última sexta-feira (02).
A meta é encurtar o tempo de comunicação entre o cérébro e o chip
Ao levar esses chips para grupos ainda mais diversos, Musk espera construir um mercado em torno de pessoas interessadas em elevar suas habilidades graças a implantação de chips. Um elemento chave para alcançar esse objetivo será reduzir o tempo em que o cérebro manda sinais para o chip. Segundo o empresário, a tecnologia tem potencial de entregar uma comunicação de 3 a 6 vezes mais veloz ao que já acontece atualmente.
Noland Arbaugh, primeira pessoa a receber um chip da Neuralink, já comemorou o fato de conseguir jogar graças ao acessório tecnológico. “Estou vencendo meus amigos em jogos que, sendo eu um tetraplégico, não seria capaz de vencê-los”. O jovem de 30 anos já está utilizando o chip da companhia de Musk há 6 meses. Além de curtir umas partidas de games, o homem também consegue navegar na Web, enviar mensagens de texto, usar redes sociais e aplicativos, e até mesmo jogar Xadrez. Tudo com usando a mente.
Além de Arbaugh, outra pessoa já está com o chip da Neuralink. O anúncio foi feito pelo próprio Musk durante a mesma entrevista.
Um ciborgue a cada esquina
As metas de Musk em torno da Neuralink são bem ousadas. “Sim, nós seremos algo diferente. De alguma forma ciborgues futuristas… não está tão distante assim, em torno de 10 a 15 anos, este tipo de salto será visto.
Além da Neuralink, a Tesla, empresa que também está dentre o hall de investimentos de Musk, está avançando em torno dos robôs humanoides, com o Optimus. Segundo Musk, o Optimus será “a babá dos seus filhos no futuro”
Deixe seu comentário