Surfando na onda da grande popularidade dos podcast atualmente, a Netflix decidiu criar um recurso para reprodução específica de áudio.
A Netflix lançou essa opção na atualização mais recente do seu aplicativo para o sistema operacional Android. No entanto, a atualização está disponível apenas para que faz parte do programa de testadores (beta) do app. Ainda não se sabe quando a Netflix irá entregar a atualização para todos os usuários do Android.
Eu não consegui acessar a opção no meu celular, pois não faço parte do programa beta, que, aliás, não possui mais vagas.
Com isso, é possível desativar a reprodução de vídeo de filmes e séries de TV e apenas escutá-los.
Há um ‘botão’ na parte superior do vídeo escrito “video off” (vídeo desligado) durante a reprodução em tela cheia. Assim que o vídeo é desligado, uma tela preta aparece em seu lugar, mas contendo todos os controles de reprodução, bem como a barra inferior e os ajustes de velocidade.
Veja o vídeo abaixo, feito pelo YouTuber Tech AddicTV, que demonstra perfeitamente como funciona a nova função da Netflix.
https://www.youtube.com/watch?v=qtcN-H77KEw&ab_channel=TechAddicTV
Além disso, há, também, a opção de áudio desligado nas configurações do app, permitindo que os assinantes decidam como funcionará a reprodução de áudio.
A Netflix entrará para o mercado de podcasts?
No início do texto, eu disse que a Netflix está “surfando na onda” da alta popularidade dos podcasts porque esse tipo de conteúdo se tornou muito popular durante a pandemia.
Podcast, agora, se tornou uma indústria muito rentável, portanto, empresas como a Apple e Spotify investiram bastante no formato.
Além disso, qualquer conteúdo em formato de áudio vive um momento de popularização.
Recententemente, o Twitter adicionou uma opção de fazer tweets de áudio e apps como TikTok dependem muito do conteúdo de áudio para seu sucesso.
Sendo assim, agora é a vez de mais um gigante da indústria de tecnologia abraçar os conteúdos em formato de áudio. Será que virão alguns podcasts oficiais da Netflix futuramente? Ficamos com esse questionamento.