Alguns parceiros da Intel no fornecimento de placas-mãe compatíveis com os chips Core começaram a liberar atualizações de firmware para combater os problemas de instabilidade em chips de 13ª e 14ª geração. MSI, ASRock e ASUS (ainda em versão beta) são as primeiras marcas a apostar nesse update de microcódigo.
Vale recordar que essas atualizações não conseguirão consertar o problema em chips que já enfrentam instabilidade. Conforme já foi comfirmado pela Intel, chips que já apresentam instabilidade terão danos permanentes. Para essa parcela de usuários, o que basta fazer é entrar com um pedido de RMA para a troca do chip. Chips afetados terão uma extensão de 2 anos na garantia.
A atualização de firwmare visa impedir que CPUs que estejam funcionando perfeitamente não passem a sofrer com o problema. O principal responsável pelas falhas é a tensão elevada de operação do chip. Segundo a Intel, essa elevação de tensão se deve ao algoritmo de microcódigo que resulta em solicitações incorretas de tensão para a CPU, impactando diretamente a instabilidade do chip.
Os fabricantes de placas-mãe já estão disponibilizando em suas páginas a atualização para alguns modelos. Até a publicação desta matéria, as atualizações já estão disponíveis para os seguintes modelos:
MSI
- MEG Z790 GODLIKE MAX (Portk);
- MEG Z790 ACE MAX;
- MPG Z790 CARBON MAX WIFI II;
- MPG Z790 Carbon Max WiFi;
- MPG Z790 Carbon WiFi;
- MAG Z790 Tomahawk Max WiFi;
- MSI Z790 MPower.
ASRock
- HPP H610M-HDV
- H610M-HVS
ASUS
No caso específico da ASUS as compilações ainda estão em estágio Beta. É altamente recomendado aguardar o lançamento da versão definitiva. A lista de modelos que estão em estáio Beta podem ser consultados nesse link oficial no fórum da empresa.