Entusiastas chineses do Notebook Review Studio concluíram um projeto inusitado: transformar um PlayStation 5 em um notebook. Batizado de BBook AI Original Edition, o dispositivo combina a funcionalidade do console da Sony com características de um notebook gamer, resultando em um design chamativo, mas pouco prático.
Fugindo do convencional
O BBook AI impressiona por suas dimensões. Dentro de sua estrutura robusta estão a placa-mãe original do PS5, uma fonte de alimentação dedicada e um sistema de refrigeração monstruoso com oito heat pipes. Apesar de eficiente, o cooler gera ruído de até 71 dBA, bem acima do que o PS5 padrão costuma emitir.
Para exibir imagens, os modders instalaram uma tela de 17,3 polegadas com resolução 4K e taxa de atualização de 60 Hz. O dispositivo também conta com uma porta HDMI para conexão externa. No entanto, ele não possui bateria, devido à falta de espaço, o que limita sua mobilidade. O peso total do “notebook” é de 4,3 kg, reforçando ainda mais sua vocação como uma peça de demonstração, e não como um dispositivo realmente portátil.
Especificações do BBook AI Original Edition
- Tela: 17,3 polegadas IPS com 4K e 60Hz
- SoC: AMD Zen2 com 8 núcleos equipado com chip gráfico AMD RDNA 2 com 36 Compute Units;
- Memória: 16 GB GDDR6;
- Armazenamento: 825GB de PCIe 4.0;
- Peso: 4 quilos;
- Espessura: 3,13 centímetros
Preço
O preço da criação foi estimado em US$ 2.750, um valor que reflete o esforço e os materiais utilizados no projeto.
Essa não é a primeira vez que modders utilizam o PS5 para algum projeto diferenciado. Outros exemplos interessante são os seguintes:
Versão portátil do PS5 numa maleta e com bateria para até 8 horas de jogatina
PC gamer com um PS5 integrado
O que você achou?