Microsoft é a marca mais utilizada em ataques de phishing

A Microsoft se tornou a marca favorita dos cibercriminosos no último semestre deste ano. A marca está presente em quase um quinto de todos os ataques de phishing que se passam por empresas.

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Créditos: Microsoft

Primeiramente, se você não sabe o que é phishing, vamos te explicar.

Phishing é, acima de tudo, a prática fraudulenta de enviar e-mails se passando por empresas conhecidas para induzir que usuários revelem informações pessoais, como senhas e cartões de crédito.

Nos ataques utilizando nomes de empresas, os criminosos tentam imitar o site oficial de uma marca conhecida usando um domínio ou endereço parecido. O link do site é enviado aos usuários por e-mail ou sms, ou por um aplicativo malicioso.

Enfim, se você quer saber mais sobre o que é phishing, temos a solução. No início deste ano, fizemos um artigo que explica o que é phishing e, sobretudo, como se proteger dessas ameaças.

Clique aqui para acessá-lo.

Segundo uma pesquisa da empresa de cibersegurança Checkpoint, a Microsoft ocupava o quinto lugar entre as empresas mais utilizadas nos ataques de phishing. Contudo, ela ultrapassou Amazon e Google neste semestre.

A pesquisa informa que, entre julho e setembro deste ano, 19% dos ataques de phishing no mundo utilizavam o nome da empresa, um aumento de 12%.
No entanto, há uma explicação para essa escalada da Microsoft: a pandemia. Essa escalada ocorreu devido ao crescimento em massa do número de pessoas em home office durante o isolamento social.

Segundo Maya Horowitz, diretora de Inteligência e Pesquisa de Ameaças da CheckPoint, inegavelmente, o número de ataques de phishing aumentou em todas as plataformas.
“Os criminosos passaram a focar nos trabalhadores que migraram para o home office, enviando e-mails que pediam para alterar as credenciais do Microsoft Office 365”.

Além da Microsoft…

Assim como a Microsoft, as empresas da indústria de tecnologia são as mais utilizadas para phishing. Além disso, por dependerem das plataformas tecnológicas, bancos e redes sociais ocupam o segundo e terceiro lugar.

Isso reflete o consumo enorme nesse setor, sobretudo, durante a pandemia, em que as pessoas passaram a utilizar tecnologias de trabalho remoto. Dentre as 10 empresas mais utilizadas para phishing pelos criminosos, NOVE são de tecnologia. A DHL, apesar de sua presença no mundo tech, é uma distribuidora, o que explica a sua presença.

Confira a lista abaixo:

  1. Microsoft (19%)
  2. DHL (9%)
  3. Google (9%)
  4. PayPal (6%)
  5. Netflix (6%)
  6. Facebook (5%)
  7. Apple (5%)
  8. WhatsApp (5%)
  9. Amazon (4%)
  10. Instagram (4%)
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