O mangaká Rootprot lançará em março o Cyberpunk: Momotaro, que joga ainda mais luz na discussão sobre o papel de ferramentas de artes geradas via inteligência artificial para o futuro. Todas as artes que constam na publicação foram feradas pela famosa ferramenta Midjourney.
A obra, agendada para ser lançada no dia 9 de março, será publicada pela editoria japonesa Shinchosha.
Inspirado em clássicos japoneses do gênero de ficcção científica, o mangaká recorreu ao Midourneuy para gerar as ilustrações utilizadas no mangá.
Liberado ao público em julho de 2022, o Midjourney é a ferramenta de geração de imagens com base em descrições de texto mais badalada da atualidade. O funcionamento é bem simples.
Através de um bot que roda no Discord, o usuário entra com uma descrição em texto e a ferramenta imagina algo que corresponda. Treinada com um conjunto gigantesco de dados, a ferramenta consegue atender até mesmo os mínimos detalhes contidos no prompt requerido
Você também deve ler!
Inteligência artificial reimagina alguns pôsteres de filmes de terror
É possível, por exemplo, pedir para que o Midjourney gere uma imagem que siga o estilo de traço de um artista famoso. Ou até mesmo solicitar que a imagem seja mais cartoonizada, fotorrealista, ou qualquer estilo que você deseje.
No caso das artes do mangá do Rootprot, é possível perceber que o cyberpunk, e referências a visuais a Blade Runner, estão entre os atributos utilizados para o resultado gerado pela IA.
Uma imagem gerada pelo Midjourney já foi até utilizado num concurso de arte, e venceu a competição.
Recentemente a Martini, marca italiana de vermute, fez uso do Midjourney para gerar as imagens utilizadas numa campanha publicitária.
“Com este novo conjunto de imagens digitais, estamos olhando para o futuro, usando uma nova tecnologia para abrir o mundo do Martini, mostrando aos consumidores o que está acontecendo em cada garrafa “, explicou o Diretor Global do Martini. desenvolvimento criativo Avril Nunez.
Qual sua opinião sobre as ferramentas de geração de imagens por IA? Conta aí nos comentários.