A chinesa Xiaomi não cansa de expandir seu portfólio com produtos malucos e ousados, um dos mais recentes é uma mala inteligente, capaz de seguir o dono. O projeto foi desenvolvido em parceria com a marca COWAROBOT, que já é conhecida por esse tipo de produto, já que em 2016 anunciou a R1, primeira mala com esse mesmo conceito.
Esta mala foi anunciado na plataforma de financiamento coletivo Youpin, e, mesmo sendo um produto meio controverso, a campanha foi um sucesso, a meta estipulada para o lançamento foi ultrapassada com folga, mesmo restando ainda 13 dias para o fechamento do financiamento. A mala mede 555 x 384 x 220 mm, pesa 4.5 Kg, a altura é de 50,8 cm e a capacidade de 31 litros.
A mala conta com uma carcaça de plástico muito resistente e está disponível em duas opções de cores – preto e branco. Há também quatro rodinhas, que podem girar em 360º, e uma alça. Na parte frontal há um compartimento que abriga a bateria destacável que pesa 500g.
De acordo com a COWARBOT, quando a bateria está completamente carregada a mala consegue seguir o dono por até 20 Km. A mala conta com 4 opções de velocidade para o deslocamento. A bateria também pode servir como power bank, capaz de recarregar outros aparelhos, como smartphones.
Essa mala tem um chip especial que gerencia as funções que a diferenciam de malas convencionais. Esse chip gerencia a possibilidade da mala seguir o usuário como também controla a câmera incorporada e a inteligência artificial embarcada que detectará se quem está querendo acessar a mala é ou não a pessoa previamente cadastrada, aumentando a segurança para o produto. Essa câmera também atua detectando os obstáculos para que ela não colida com objetos.
A mala também pode ser conectada ao smatphone, garantindo ao seu dono o controle de algumas funções por um app. O app revela o status da bateria da mala e envia alertas caso a conexão seja perdida. A mala também oferece um cadeado TSA com 999 tipos diferentes de combinações.
Preço e disponibilidade
A mala custa 1.999 yuan, o equivalente a R$ 1120, em conversão direta.