Na manhã desta segunda-feira (5) na Coréia do Sul (noite de domingo aqui no Brasil), o Conselho de Administração da LG anunciou a saída da empresa do mercado global de smartphones. Essa decisão não é nenhuma surpresa. Semana passada publicamos aqui que essa decisão poderia ser tomada hoje. E realmente se confirmou.
A saída do mercado global de smartphones permitirá à LG investir em outras áreas, nas quais já atua. Dentre elas estão os segmentos de casa inteligente, componentes para veículos elétricos, dispositivos conectados, inteligência artificial, robótica, soluções business-to-business, dentre outros.
Futuro da LG, estoques e demissão
No entanto, a companhia sul-coreana continuará a investir no desenvolvimento de tecnologias móveis. Por exemplo, atualmente a empresa pesquisa e desenvolve o 6G, que será o próximo padrão de internet móvel. Atualmente o mundo migra para o 5G, que ainda está engatinhando em praticamente todos os países do mundo. Além disso, a LG vai manter todas as tecnologias que desenvolveu ao longo dos anos para usá-las em produtos futuros.
E o que acontecerá com o atual estoques de smartphones da marca? Será retirado? Não. Os aparelhos que ainda estiverem nos estoques de lojas próprias da marca e também em varejistas serão mantidos. A empresa se comprometeu em dar suporte e atualizações por um período de tempo. Esse período vai variar de região para região. Talvez seja uma boa hora para comprar smartphones da marca, que podem cair bastante de preço.
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Obviamente que decisões dessa magnitude afetam empregos no mundo todo. Portanto, haverá sim demissões e realocações de profissionais. A própria LG já informou que vai realocar 4 mil funcionários para o segmento de eletrodomésticos, onde a empresa continua com força. No entanto, as decisões sobre demissões e reposicionamentos serão tomadas a nível local.
O prazo para encerramento total da divisão mobile da LG é 31 de julho de 2021. Entretanto, a venda dos celulares restantes pode continuar mesmo depois dessa data. Resumindo: enquanto ainda houver estoque de smartphones da LG as vendas vão continuar.
Confirmação da sede nacional
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A sede brasileira da LG também já se manifestou a respeito dessa decisão. Inclusive foram revelados alguns números. Desde 2015 que a LG não tem lucro com seus smartphones, mesmo com os constantes lançamentos e novidades. Entretanto, não foi dito qual o destino da fábrica localizada em Taubaté. Leia o comunicado na íntegra:
“Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.
Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.
Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.
É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.
A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.”
O fim de mais de duas décadas de história
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A divisão mobile da LG tem exatamente 26 anos de idade. Tudo começou no ano de 1995, ainda com o nome “Hwatong”. O nome foi mudado posteriormente para LG. E nesse período a marca evoluiu junto com o mercado de telefonia móvel.
Dentre os smartphones mais famosos da marca temos o LG G3, que era o top de linha da época. Podemos mencionar também o LG G Flex, que foi um dos primeiros smartphones com tela curva, lançado em 2013.
E mais recentemente tivemos também a linha ThinQ, com vários smartphones decentes mas que não tiveram tanto sucesso no mercado. Apesar de sempre lançar smartphones com funções inovadoras, como o LG Wing e sua tela giratória, a empresa sul-coreana tinha cerca de 1% e 2% de participação no mercado. Talvez fosse realmente a hora de encerrar esse ciclo.
Fonte: LG Newsroom