Durante o evento Accelerate 2019 a Lenovo apresentou o conceito de um notebook com tela dobrável para linha ThinkPad X1. O aparelho é equipado com um display OLED flexível de 13,3 polegadas desenvolvido em conjunto com a sul-coreana LG. A resolução da tela é 2K e a sua proporção é 4:3.
O aparelho pesa menos de 1 Kg, suas dimensões não foram reveladas, mas, quando fechado, é menor do que um notebook convencional com tela de 13 polegadas. A Lenovo menciona vários cenários em que você pode usar um notebook dobrável. Pode ser um livro digital, um tablet de notícias, um notebook com um teclado virtual, uma tela extra, entre outras coisas. Foi confirmado que o dispositivo irá rodar Windows e será baseado em um processador Intel. Falando nela, a gigante de Santa Clara é um das principais empresas engajadas no mercado de notebooks com tela dobrável. A companhia espera que diversos modelos dessa categoria estejam no mercado daqui há dois anos.
A Lenovo também comentou que seu primeiro notebook com tela dobrável terá duas portas USB Tipo-C, alto-falante estéreo e uma webcam com suporte ao Windows Hello, sistema de autenticação presente no Windows 10. Confira abaixo um hand-on com o aparelho feito pelo pessoal do The Verge.
A Lenovo pretende lançar este modelo no mercado em 2020. O que você achou do conceito?