Instagram admite dificuldade em identificar e sinalizar conteúdos de IA na plataforma

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, expressou preocupação sobre o crescente volume de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) nas redes sociais e a dificuldade das plataformas em lidar com o problema. Em uma série de publicações no Threads, Mosseri discutiu os desafios atuais que as redes enfrentam para identificar e sinalizar conteúdos criados ou manipulados por IA, reconhecendo que ainda há muito a ser feito nesse campo.

Mosseri destacou que “a IA generativa está claramente produzindo conteúdo que é difícil de diferenciar de gravações da realidade e está melhorando rapidamente”. Para enfrentar essa crescente ameaça, ele sugeriu que os usuários adotem uma postura mais crítica ao consumir conteúdos online, avaliando cuidadosamente quem os produz e qual o nível de confiança que devem depositar nas publicações.

ap 21342813558226 wide 5fe061ab14f667884a36522fb1cace660d29fe59
Adam Mosseri,
Crédito da foto: Jose Luis Magana/AP

A Responsabilidade das Plataformas

instagram nega rumores

“Nosso papel como plataformas de internet é sinalizar conteúdos criados com IA da melhor forma que pudermos”, explicou o CEO, enfatizando a responsabilidade das empresas em mitigar os danos causados pela desinformação. Apesar das boas intenções, Mosseri reconheceu as limitações das plataformas e a dificuldade de implementar soluções eficazes para rastrear e sinalizar todo conteúdo gerado por IA.

“Nem sempre é possível impedir a desinformação, já que outras formas de manipulação também estão em circulação. Devemos fornecer contexto sobre quem está compartilhando, para que o usuário possa tirar as próprias conclusões”, afirmou.

A Importância do Discernimento do Público

O CEO do Instagram também alertou para a importância do discernimento do público. “Será cada vez mais crítico que o leitor ou espectador tenha uma mente perspicaz para consumir conteúdo que pretende ser um relato da realidade. Meu conselho é sempre considerar quem está falando”, disse Mosseri, sugerindo que os usuários estejam atentos ao que é consumido nas redes sociais.

Sua mensagem é muito clara: os usuários não podem mais acreditar em tudo que veem na internet. A capacidade da geração de imagens e vídeos quase perfeitos chegou a um ponto em que distinguir o que é real do que é falso se tornou um desafio complicado.

Você também deve ler!

Irá bugar seu cérebro: esse vídeo parece real mas foi gerado por IA

Esse é o primeiro comercial criado usando Sora, inteligência artificial da OpenAI

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!