O CEO do Instagram, Adam Mosseri, expressou preocupação sobre o crescente volume de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) nas redes sociais e a dificuldade das plataformas em lidar com o problema. Em uma série de publicações no Threads, Mosseri discutiu os desafios atuais que as redes enfrentam para identificar e sinalizar conteúdos criados ou manipulados por IA, reconhecendo que ainda há muito a ser feito nesse campo.
Mosseri destacou que “a IA generativa está claramente produzindo conteúdo que é difícil de diferenciar de gravações da realidade e está melhorando rapidamente”. Para enfrentar essa crescente ameaça, ele sugeriu que os usuários adotem uma postura mais crítica ao consumir conteúdos online, avaliando cuidadosamente quem os produz e qual o nível de confiança que devem depositar nas publicações.
![Instagram admite dificuldade em identificar e sinalizar conteúdos de IA na plataforma 1 ap 21342813558226 wide 5fe061ab14f667884a36522fb1cace660d29fe59](https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2024/12/ap_21342813558226_wide-5fe061ab14f667884a36522fb1cace660d29fe59.jpg)
Crédito da foto: Jose Luis Magana/AP
A Responsabilidade das Plataformas
“Nosso papel como plataformas de internet é sinalizar conteúdos criados com IA da melhor forma que pudermos”, explicou o CEO, enfatizando a responsabilidade das empresas em mitigar os danos causados pela desinformação. Apesar das boas intenções, Mosseri reconheceu as limitações das plataformas e a dificuldade de implementar soluções eficazes para rastrear e sinalizar todo conteúdo gerado por IA.
“Nem sempre é possível impedir a desinformação, já que outras formas de manipulação também estão em circulação. Devemos fornecer contexto sobre quem está compartilhando, para que o usuário possa tirar as próprias conclusões”, afirmou.
A Importância do Discernimento do Público
O CEO do Instagram também alertou para a importância do discernimento do público. “Será cada vez mais crítico que o leitor ou espectador tenha uma mente perspicaz para consumir conteúdo que pretende ser um relato da realidade. Meu conselho é sempre considerar quem está falando”, disse Mosseri, sugerindo que os usuários estejam atentos ao que é consumido nas redes sociais.
Sua mensagem é muito clara: os usuários não podem mais acreditar em tudo que veem na internet. A capacidade da geração de imagens e vídeos quase perfeitos chegou a um ponto em que distinguir o que é real do que é falso se tornou um desafio complicado.
Você também deve ler!
Irá bugar seu cérebro: esse vídeo parece real mas foi gerado por IA
Esse é o primeiro comercial criado usando Sora, inteligência artificial da OpenAI