Noticiamos ontem (07) um caso reportado sobre uma loja especializada em reparo de placas de vídeo que descobriu um modelo vendido como uma RTX 4090, mas que, na verdade, usava a GPU de uma RTX 3080 Ti. E hoje vamos para mais um relato de golpe, dessa vez algo mais comum, no número de casos, unidades de armazenamento com capacidade inferior ao que é colocado no anúncio.
O caso em questão foi relatado recentemente por um usuário no Reddit com nick TALowKy. Ele afirma que comprou um HD que supostamente tinha 2 TB de capacidade de um lojista chinês que usava algum site para realizar sua venda, o modelo de negócio marketplace.
Aparentemente, tudo estava conforme o anúncio, mas o preço seguia aquela velha máxima: bom demais para ser verdade. Ele diz que o HD estava 50% mais barato que outros anúncios.
Always crack your HDDs when buying from a 3rd party
byu/TALowKY inpcmasterrace
Ele arriscou, e quebrou a cara. A unidade tinha apenas 160 GB. Ele recebeu um case com um velho HD da marca Hitachi. Um modelo antiguíssimo da marca, fabricado em junho de 2009. O HD de 160 GB utiliza a interface SATA 3 e era de apenas 5400 RPM, modelo muito associado ao uso em notebooks, mas que também era comum em desktops, numa alternativa mais barata aos de 7200 RPM.
Ele diz no post que muitas pessoas foram enganadas antes que a empresa fosse banida do site de compras.