Anonymous, o mais famoso grupo hacker do mundo, declarou uma guerra cibernética contra a Rússia após o cibercriminosos do gigantesco país invadirem sites do governo da Ucrânia.
Desse modo, a afirmação do Anonymous, publicada através do Twitter, insere mais um combatente na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
O coletivo hacker, que não possui uma liderança centralizada, disse ser o responsável pela queda de vários sites do governo russo e também do Russia Today, o site da emissora de televisão controlada pelo Estado.
Você também deve ler!
- Wiper: este é o nome do malware usado em ataques cibernéticos à Ucrânia
- Ucrânia sofre ciberataque russo; páginas do governo são derrubadas
- Estúdios de jogos retiram suas equipes da Ucrânia
“O Anonymous agora está envolvido em operações contra a Federação Russa. As nossas operações miram o governo russo. No entanto, inevitavelmente, o setor privado também pode ser afetado. Embora essa conta não seja a voz de todo o coletivo do grupo Anonymous, nós podemos reportar, certamente, as ações do grupo contra a Federação Russa. Nós queremos que o povo russo entenda que sabemos o quão difícil é se manifestar contra o ditador do seu país pelo medo de represálias”, afirma o Anonymous na thread do Twitter.
https://twitter.com/YourAnonNews/status/1496954234800988161
Além disso, o Anonymous afirma querer “apenas a paz mundial” e um futuro par toda a humanidade, ressaltando que as suas ações são ataques diretos ao governo da Rússia e ao presidente Vladimir Putin.
Ataque do Anonymous à emissora estatal da Rússia
O site da RT (Russia Today), emissora de TV estatal da Rússia esteve fora do ar entre ontem e hoje. Em comunicado, a estatal informou ter sido vítima de um ciberataque.
Hoje (25), um porta-voz da RT informou que o ataque à emissora e a outros sites da Rússia foi, de fato, feito pelo Anonymous. Segundo esse porta-voz, o site vou alvo de ataques DDoS efetuados por milhões de dispositivos, cuja maioria encontra-se nos EUA.
No tweet abaixo, outro perfil do Coletivo Anonymous já havia informado a ação do grupo contra a emissora.
The #Anonymous collective has taken down the website of the #Russian propaganda station RT News.
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
DDoS é uma forma de ataque em que os hackers direcionam uma quantidade absurda de tráfego em um site específico para sobrecarregá-lo e, assim, torná-lo inacessível.
“Devido aos ataques, o site da RT terá algumas limitações temporárias de acesso para certos usuários, mas estamos resolvendo os problemas”, disse o porta-voz.
O site da RT já está de volta ao ar, mas com uma proteção de checagem no navegador para evitar DDoS.
O império russo irá contra-atacar
Embora a referência de Star Wars esteja presente nesta seção do texto, o assunto é extremamente sério! Se você não estar por dentro do assunto, clique aqui para entender o que está rolando entre a Rússia e a Ucrânia.
Hoje (25), um grupo hacker anunciou o apoio ao governo da Rússia e prometeu retaliar qualquer um que se oponha às decisões de Putin, isso inclui, portanto, o coletivo Anonymous.
O grupo em questão é o Conti Team, famoso por usar ransomwares que já invadiram hospitais e órgãos públicos dos Estados Unidos.
“O Conti Team anuncia oficialmente total apoio ao governo russo. Se qualquer grupo ou individuo decidir organizar um ciberataque, ou outra forma de ataque, contra a Rússia, iremos utilizar todos os recursos disponíveis para contra-atacar suas infraestruturas mais importantes”, diz o anúncio.
Enfim, certamente o império irá contra-atacar, e de maneira pesada, pois, de acordo com a empresa de cibersegurança ClearSky, o Conti Team é o sucessor do Wizard Spider.
O Wizard Spider era um grupo hacker da Rússia que fez mais de 150 vítimas em 2020 e conseguiu extorquir US$ 20 milhões em ransomware. Então, é melhor o Anonymous se preparar para a ciberguerra.