Winter on Fire: Netflix tem em seu catálogo documentário sobre crise na Ucrânia

Winter on Fire: Netflix tem em seu catálogo documentário sobre crise na Ucrânia

Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (Inverno em Chamas: a Luta da Ucrânia pela Liberdade, em tradução livre) é o título de um documentário disponível na Netflix que aborda a crise que originou o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia.

Ontem (24) a Rússia iniciou uma invasão militar à Ucrânia, deixando o resto do mundo extremamente tenso sobre as consequências do conflito bélico.

Veículos militares russos seguindo para a Ucrânia.

No entanto, o conflito já ocorre desde 2014, embora a invasão desta semana seja a ação mais pesada de um dos dois lados da guerra.

Para entender as motivações do conflito, além de várias matérias jornalísticas, há o documentário Winter on Fire, lançado na Netflix em 2015, abordando os protestos na Ucrânia que ocorreram entre 2013 e 2014.  Veja o trailer abaixo e clique aqui para assistir ao filme na Netflix.

Os protestos reuniram milhares de cidadãos ucranianos que ocuparam a Praça Maidan, em Kiev, capital do país, para contestar as ações do primeiro-ministro da Rússia, Viktor Yanukovych, para prevenir a entrada da Ucrânia na União Europeia.

Winter on Fire aborda justamente os momentos dramáticos dos protestos, quase prevendo o que seria o momento atual.

Você também deve ler!

O diretor do documentário, Evgeny Afineevsky, reuniu uma grande equipe de cinegrafistas para registrar os protestos. Desse modo, o resultado foi um recorte histórico de um dos momentos mais tensos da história da Ucrânia.

Confira abaixo um trecho da produção do filme e os comentários do diretor sobre a experiência de filmar durante um conflito armado.

Produzido pela Netflix, Winter on Fire aborda também a motivação por trás dos violentos protestos, que visavam manter uma união democrática na Ucrânia.

Assim, devido à sua temática e estética, Winter on Fire foi um dos primeiros filmes da Netflix a receber uma nomeação ao Oscar e continua disponível em todos os países onde a plataforma está presente, incluindo a Ucrânia.

Diretor de Winter on Fire quer que a Netflix promova o documentário novamente

Hoje (25), em entrevista ao site IndieWire, Evgeny Afineevsky, o diretor de Winter on Fire,  afirmou que gostaria de ver a Netflix “relançando a campanha de promoção do documentário”.

Winter on Fire Netflix
Os protestos resultaram em mais de 700 mortos, 300 desparecidos, e mais de dois mil feridos. Em 2015, o governo ucraniano decretou que o dia 20 de fevereiro seria a data de luto oficial aos mortos nos protestos. Ironicamente, neste ano, a invasão russa ocorreu quatro dias após a data.

De acordo com o diretor, a maior lição que o filme passa aos espectadores é o fato de que a “Ucrânia pode se unir para enfrentar seus inimigos”.

Leia também

Além disso, Afineevsky aponta que o documentário destaca a natureza perigosa das circunstâncias atuais devido aos resultados dos protestos, que enfraqueceram a capacidade da Rússia em dominar a Ucrânia.

Winter on Fire Netflix
Os protestos na praça Maidan foram registrados no documentário Winter on Fire, da Netflix.

“Vemos no filme que o povo ucraniano consegue alcançar mudanças em seu governo quando há união. Se Vladimir Putin permitir que a Ucrânia saia vencedora, sobretudo com o apoio dos EUA, isso será visto como um mau sinal para o seu governo na Rússia. Ou seja, também pode acontecer com ele [Putin]”.

Portanto, não surpreende o fato de que Winter on Fire não esteja disponível na Netflix em território russo.

Sean Penn fará documentário sobre o momento atual da guerra entre a Rússia e a Ucrânia

Sean Penn, um dos atores mais consagrados de Hollywood, chegou na Ucrânia nesta semana para filmar um documentário sobre a invasão russa ao país do leste europeu.

A informação foi confirmada pelo gabinete do Presidente da Ucrânia, que anunciou ontem (24) a chegada do cineasta americano.

“Sean Penn veio a Kiev especialmente para registrar todos os eventos que ocorrem atualmente na Ucrânia a fim de informar ao mundo a verdade sobre a invasão da Rússia ao nosso país”, diz o comunicado do governo da Ucrânia.

Ontem (24), Sean Penn esteve presente em uma conferência no gabinete presidencial da Ucrânia, em Kiev, capital do país.

O comunicado ainda ressalta que Penn demonstra “coragem que falta em muitos outros, sobretudo em alguns políticos do ocidente”. Essa ‘cutucada’ do governo da Ucrânia visa obter mais apoio do ocidente para poder evitar a “perversa” invasão russa.

Sobre o documentário, ainda não há informações sobre o lançamento e quais serão as produtoras e distribuidoras do filme.

No entanto, Winter on Fire continua disponível na Netflix e é extremamente importante para aqueles que querem entender o motivo por trás da situação vivenciada pela ucrânia atualmente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X