Governo americano suspende veto à Huawei por 90 dias

A novela EUA x Huawei ganhou um novo capítulo. Menos de um dia após o Google anunciar que o suporte do Android aos aparelhos da gigante chinesa será suspenso, o governo americano, por intermédio do Departamento de Comércio, resolveu interromper por 90 dias o tal veto que impede a negociação com empresas americanas.

Este veto foi assinado pelo presidente americano Donald Trump na quarta-feira. Com o veto, empresas americanas de telecomunicações não podem instalar equipamentos estrangeiros que representem alguma ameaça à segurança nacional, e a administração Trump considera a Huawei como uma dessas empresas perigosas para a segurança do país. O veto acabou gerando uma onda de quebra de relações com a Huawei. Além do Google, seis outros fabricantes de componentes eletrônicos dos EUA e um da Alemanha aderiram ao movimento: Qualcomm, Xilinx e Broadcom, Infineon Technologies, Western Digital e US Micron Technology.

A Huawei faz questão de destacar que já esperava essa situação, por isso se antecipou aos acontecimentos, comprando e estocando suprimentos de chips para garantir que a atual linha de produção não fosse interrompida. por pelo menos 3 meses.

2019 05 21021020 15584243735551174872799

O veto, caso seja mantido, causará estragos comerciai não só para a Huawei, mas também para as empresas americanas. Segundo estimativas, no ano passado a Huawei comprou uma série de componentes, de 13.000 fornecedores, no valor de US$ 70 bilhões. Dos quais, 11 bilhões foram comprados de gigantes estadunidenses, incluindo Qualcomm, Broadcom, Microsoft e Google.  Lembrando que a Huawei tem a sua própria subsidisiária especializada na fabricação de chips, a HiSilicon.

Analistas dizem que Huawei possui dezenas de contratos comerciais de implantação de redes 5G em todo o mundo, incluindo 25 países europeus e 10 países do Oriente Médio, porém, se a companhia não descobrir como cooperar com parceiros dos EUA, a Huawei estará em um dilema muito perigoso.

Essa pausa nas sansões começou a valer ontem (20) e fica válido até o dia 19 de agosto. De acordo com secretário de Comércio Wilbur Ross, “essa licença permitirá que as operações continuem para os usuários de celulares e redes de banda larga rurais existentes da Huawei”. O período também servirá para o departamento determinar medidas a longo prazo apropriadas para os Estados Unidos e os provedores de telecomunicações estrangeiros que atualmente dependem dos equipamentos da Huawei.

ZeonDownloader 1140118718

Abraham Liu, representante da Huawei para a União Euroéia (UE), declarou que a postura dos Estados Unidos é um ataque contra a ordem liberal baseada em leis, e que isto é uma situação perigosa, já que abre precedente para que a mesma situação aconteça com qualquer outra empresa internacional. Liu também reforçou que a Huawei sempre respeitou todas as leis e regulamentações aplicáveis.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!