A ASUS ROG acaba de anunciar seus novos consoles portáteis em parceria com a Microsoft. O Xbox Ally X e o Xbox Ally chegarão às lojas mundiais em 16 de outubro de 2025, porém os gamers brasileiros terão que controlar a ansiedade, já que o Brasil ficou de fora da lista de países do lançamento inicial.
Os novos handhelds prometem elevar o padrão de desempenho no segmento de consoles portáteis, especialmente o modelo topo de linha Ally X, equipado com o poderoso processador AMD Ryzen AI Z2 Extreme. A versão padrão do console também traz atualizações significativas em relação ao modelo anterior.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
- Fim do drift? ASUS ROG lança controle wireless para Xbox com joysticks TMR antidrifts
- ASUS celebra 30 anos com a ROG Matrix RTX 5090; confira os detalhes
Os dois modelos foram apresentados ao público pela primeira vez durante a Gamescom 2025, onde os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar os aparelhos. A feira também serviu como palco para a ASUS exibir toda sua linha de laptops para próximo lançamento.
De acordo com o comunicado oficial, o lançamento inicial contemplará Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Alemanha, Canadá e outros mercados da Ásia, Europa e Oriente Médio. A China receberá apenas o modelo Ally X no primeiro momento, com o Ally padrão chegando por lá apenas no início de 2026. Quanto ao Brasil, assim como Índia, Indonésia e Tailândia, a ASUS afirma que o lançamento acontecerá “posteriormente”, sem especificar datas.
Configurações de alto nível e recursos exclusivos
Em termos de especificações, o ROG Xbox Ally “básico” vem equipado com um processador AMD Ryzen Z2 A, que conta com quatro núcleos Zen 2, oito threads e oito núcleos de GPU RDNA 2. Complementam a configuração 16GB de memória RAM LPDDR5X-6400, um SSD M.2 de 512GB e uma bateria de 60Wh.
Já o modelo Ally X eleva significativamente o potencial de processamento com o chip AMD Ryzen AI Z2 Extreme, que traz oito núcleos Zen 5 com 16 threads, 16 núcleos de GPU RDNA 3.5 e uma NPU (Neural Processing Unit) integrada. O aparelho conta com 24GB de memória LPDDR5X-8000, SSD M.2 de 1TB e bateria ampliada para 80Wh.
Um dos destaques da plataforma será a otimização específica para jogos em formato portátil. A Microsoft trabalhou junto a desenvolvedores para garantir que milhares de títulos de PC funcionem adequadamente nos consoles. Os jogos receberão etiquetas como “Handheld Optimized” (otimizado para portáteis) ou “Mostly Compatible” (majoritariamente compatível), indicando o nível de adaptação para a plataforma.
O aplicativo Xbox também implementou um novo sistema de entrega avançada de shaders, que pré-carrega esses elementos durante o download dos jogos. Segundo a empresa, isso permite que os títulos sejam iniciados até dez vezes mais rápido, além de reduzir travamentos e economizar bateria durante o gameplay.
Exclusivamente no Ally X, a NPU integrada ao processador permitirá funcionalidades de IA a partir do início de 2026, incluindo upscaling automático de super resolução e criação de replays com destaques gerados por inteligência artificial.
Os primeiros jogos confirmados para demonstração nos consoles incluem títulos de peso como DOOM: The Dark Ages, Final Fantasy VII Remake Intergrade, Gears of War: Reloaded, Hogwarts Legacy e Roblox. A ASUS promete divulgar informações sobre preços e pré-vendas nas próximas semanas.
Para os gamers brasileiros, resta aguardar comunicados oficiais sobre o lançamento local, que deve ocorrer em data posterior ao debut internacional. A movimentação da ASUS reforça a crescente popularidade do segmento de consoles portáteis de alto desempenho, que tem atraído grandes fabricantes após o sucesso do Steam Deck.
Fonte: Gizmochina
5 controles para jogar no PC: conforto e precisão para suas partidas