A App Annie, empresa de consultoria especializada no mercado mobile, soltou um levantamento que revela quais foram os aplicativos mais baixados da década, o estudo considerou a quantidade de downloads entre 2010 e novembro de 2019 (na Google Play a empresa começou a realizar a contagem em 2012). Além dos apps mais baixados, também foram revelados mais rentáveis nesse período de tempo analisado, assim como os games mais baixados e os que mais lucraram.
O ranking dos aplicativos mais baixados comprovam a base do comportamento da web nos últimos anos, calcada no uso cada vez mais frequente dos queridinhos mensageiros instantâneos. Também chama atenção que as quatro primeiras posições sejam ocupadas por serviços que pertencem ao Facebook, empresa de Mark Zuckerberg.
Outro ponto curioso é a presença do novato TikTok, a rede social para compartilhamento de vídeos curtos, lançado na China em 2016, mas que começou a se tornar um real fenômeno global a partir do ano passado. O app já soma mais de 1,5 bilhão de instalações.
Em relação aos jogos, o campeão entre os mais baixados foi Subway Surfers, lançado em 2012. Este é o primeiro game para dispositivos móveis a ultrapassar a marca de 2,5 bilhões de downloads. Mas quando o quesito é valor arrecadado, tem um game que gerou mais lucro que Subway Surfers, o Clash of Clans, lançado no mesmo ano, acumulando mais de US$ 6,4 bilhões.
Aplicativos mais baixados da década
- Facebook Messenger
- WhatsApp Messenger
- Snapchat
- Skype
- TikTok
- UC Browser
- YouTube
Aplicativos mais rentáveis da década
- Netflix
- Tinder
- Pandora Music
- Tencent Video
- LINE
- iQIYI
- Spotify
- YouTube
- HBO Now
- Kwai
Jogos mais baixados da década
- Subwaw Surfers
- Candy Crush Saga
- Temple Run 2
- Meu Talking Tom
- Clash of Clans
- Pou
- Hill Climb Racing
- Minion Rush
- Fruit Ninja
- 8 Ball Pool
Jogos mais rentáveis da década
- Clash of Clans
- Monster Strike
- Candy Crush Saga
- Puzzle & Dragons
- Fate/Grand Order
- Honour of Kings
- Fantasy Westward Journey
- Pokemon Go
- Game of War – Fire Age
- Clash Royale
A App Annie também destaca que até o fim deste ano os usuários dispositivos móveis em todo o mundo terão realizado mais de 120 milhões de downloads, juntando o números da App Store e Google Play. Esse é um aumento de 5% em relação a 2018 e se trata apenas de novos downloads que não incluem downloads de reinstalação ou atualização