Especialistas elogiam algoritmo usado pelo notas da comunidade do X: ‘brilhante’

Descentralização, transparência e inovação: especialistas explicam o que torna o algoritmo tão eficiente

Ontem (8), apresentamos uma coletânea de opiniões de especialistas internacionais sobre a decisão da Meta de encerrar o processo de checagem de fatos e adotar o modelo de Notas da Comunidade, semelhante ao utilizado no X, de Elon Musk.

Críticas à decisão da Meta

Uma das vozes contrárias foi Imran Ahmed, fundador e CEO do Center for Countering Digital Hate. Segundo Ahmed:

“A Meta está dizendo que cabe a você identificar as mentiras em suas plataformas e que não é problema dela se você não conseguir distinguir o que é verdade. Isso representa um enorme retrocesso para a segurança online, transparência e responsabilidade.”

O outro lado: elogios técnicos às Notas da Comunidade

Agora, exploramos o outro lado da questão: as opiniões favoráveis ao modelo das Notas da Comunidade, com foco na implementação técnica e no impacto prático para os usuários das redes sociais.

Um dos pronunciamentos favoráveis veio de Victoriano Izquierdo, cofundador da Graphtext, plataforma de ciência de dados. Em uma publicação no X, Izquierdo classificou como “brilhante” o algoritmo que define quais notas são destacadas como “verdades” pela plataforma:

 

“O algoritmo que decide quais Community Notes do Twitter publicar como “verdade” me parece brilhante e, de longe, a melhor ideia até agora para escalar a verificação nas redes sociais.

O algoritmo é público, embora difícil de entender. Ele funciona promovendo o consenso entre leitores que normalmente discordam e priorizando as notas de maior qualidade.

Izquierdo explicou que o código original desse sistema foi publicado em 2022, antes da chegada de Elon Musk ao Twitter. Ele também ressaltou a importância de combinar verificadores de fatos profissionais com o sistema de Notas da Comunidade:

“O ideal teria sido a Meta continuar pagando verificadores de fatos. Acredito que a maioria deles faz um excelente trabalho e poderia se tornar contribuidores valiosos das Community Notes, provando que podem fazer isso melhor do que qualquer outra pessoa, quando abordados de maneira profissional.”

Izquierdo concluiu que essa integração criaria um cenário ainda mais robusto, combinando o melhor das ferramentas algorítmicas com a expertise humana.

Vitalik Buterin e os valores das Notas da Comunidade

Outra visão técnica relevante veio de Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum. Em 2023, muito antes da atual repercussão envolvendo a Meta, Buterin elogiou o sistema das Notas da Comunidade em seu blog. Ele destacou a incorporação de valores semelhantes aos do universo cripto, como descentralização e transparência:

“As notas não são criadas ou moderadas por um grupo centralizado de especialistas, mas por qualquer usuário que atenda a critérios específicos. A decisão sobre quais notas são exibidas é determinada por um algoritmo de código aberto, promovendo neutralidade e confiabilidade no processo.”

Buterin também detalhou o funcionamento técnico do algoritmo em sua análise, apontando que a descentralização é essencial para manter a integridade do sistema.

Transparência no acesso aos dados

Outro ponto elogiado pela maneira como funciona o sistema de notas do X é que os dados são públicos. “Todas as contribuições das Notas da Comunidade estão disponíveis ao público na página Download Data do site de Notas da Comunidade, de modo que qualquer pessoa tenha acesso gratuito para analisar os dados, identificar problemas e identificar oportunidades para melhorar as Notas da Comunidade”, destaca a plataforma em seu site.

A Meta, ao adotar um sistema semelhante, reforça o debate sobre como combinar tecnologia, transparência e descentralização para lidar com desafios relacionados à desinformação e à moderação de conteúdo em larga escala.

A decisão também poder ter relação com um ponto estratégico, diretamente relacionado ao retorno de Donald Trump ao poder, buscando uma aproximação que pode ser benéfica para os planos futuros da companhia.

Você também deve ler!

Segundo CEO do X, notas da comunidade é a forma mais eficiente para combater fake news

Mark Zuckerberg denuncia “cortes clandestinas” na América Latina que promovem censura

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!