O uso da Inteligência Artificial (IA) vem sendo destaque nos últimos meses, e as capacidades dessa tecnologia vem evoluindo com o passar do tempo. Por isso, muitos grandes empresários estão de olho nesse futuro, inclusive Bill Gates, que se mostrou bem otimista em relação a isso. Porém, de acordo com Elon Musk, a visão de Gates seria limitada.
Leia também:
Elon Musk está construindo cidade para seus funcionários no Texas, dizem rumores
Bill Gates: inteligência artificial é tão importante quanto o PC ou a internet
Bill Gates diz ter motivos para estar otimista
No começo da semana, um seguidor de Elon Musk fez uma postagem no Twitter elogiando o fato de Bill Gates estar tão envolvido com a evolução da tecnologia de IA com a OpenAI e o fato de ele estar tão otimista em relação a esse mercado.
Elon Musk então resolveu responder ao Twitter, falando sobre a época em que tivera encontros com o ex-CEO da Microsoft na época que ainda liderava a OpenAI.
"I’d been meeting with the team from OpenAI since 2016…"
–from Bill Gates' essay The Age of AI Has Begun
It's big when someone like Gates is so bullish on AI.
Also notable that MSFT has been tracking this so closely for so long.
— Sandy Kory (@sandykory) March 26, 2023
“Meu lembro das primeiras reuniões com Gates. Sua compreensão da IA era limitada. Ainda é”.
Bill Gates de fato está se mostrando bastante otimista com o futuro em relação a Inteligência Artificial, e na semana passada fez até mesmo uma publicação em seu blog falando um pouco sobre como essa tecnologia pode transformar a força de trabalho, a saúde e a educação.
Ele revelou ainda que vem se reunindo com a equipe da OpenAI desde 2016. No ano passado, Gates deu um teste para a equipe e disse que se eles conseguissem treinar uma AI para passar em uma prova de biologia do Advanced Placement, teriam realmente uma avanço. Ele diz que achou que isso fosse deixa-los ocupados por 2 ou 3 anos, mas eles fizeram em poucos meses, e o modelo de IA conseguiu acertar 59 das 60 questões. Ainda respondeu de forma excelente as 6 perguntas abertas da prova, conseguindo a pontuação mais alta possível.
Depois disso, eles fizeram uma pergunta não científica “O que você diz a um pai com um filho doente?”. A resposta do modelo de IA foi ponderada e, segundo Gates, “melhor do que a maioria de nós na sala teria dado”.
Já Musk foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015, porém deixou o conselho de administração da startup em 2018, e desde então vem tecendo críticas à empresa. Principalmente por causa da relação entre ela e a Microsoft.
Já Elon Musk não está muito feliz com sucesso do ChatGPT
De acordo com a Semafor, o atual dono do Twitter não está muito feliz com a grande popularidade que o ChatGPT vem ganhando nos últimos meses. Isso porque em 2018 Sam Altman e outros cofundadores da OpenAI rejeitaram a proposta de Musk de administrar a empresa por conta própria.
No começo do ano ele revelou que a OpenAI tinha sido fundada como uma organização sem fundos lucrativos e de código aberto, mas que se tornou “uma empresa de lucro máximo de código fechado efetivamente controlada pela Microsoft”.
Isso porque a Microsoft já investiu US$ 1 bilhão na OpenAI em 2019, criando assim uma parceria que permite com que ela pudesse licenciar a tecnologia de IA. A partir daí a gigante de Redmond prometeu investimentos “plurianual e multibilionário” na OpenAI e a partir daí até incorporou o modelo no seu mecanismo de busca, o Bing.
Essa “rivalidade” Musk x Gates já vem acontecendo há algum tempo por causa de discordâncias em diversos pontos. Ela surgiu principalmente em 2020, quando eles discordaram a respeito da gravidade da pandemia do COVID-19. Depois disso, Gates decidiu comprar um Porsche Taycan ao invés de um Tesla, e Musk revelou que suas conversas com Gates tinham sido “desanimadoras”.
Musk já acusou zombou até mesmo do peso de Gates, enquanto Gates já questionou a respeito do futuro do Twitter quando a notícia da compra de Musk começou a surgir na internet. Segundo ele, Musk só iria piorar a plataforma. Sobre o plano do CEO da Tesla de colonizar marte, Gates apontou como “uma bobagem”.
Fonte: businessinsider
Deixe seu comentário