Disquetes para o Windows 95 foram encontrados na Estação Espacial Internacional

Estação Espacial Internacional (ISS) celebrou na semana passada 20 anos de atividade, durante os quais vários astronautas permaneceram para fins de estudo e pesquisa. Neste moderno laboratório que é a maior estrutura montada pelo homem no espaço, o astronauta alemão Alexander Gerst da Agência Espacial Europeia, revelou a imagem de uma pasta com 10 disquetes de 3,5 polegadas, encontrado em um armário.  Dentre os disquetes mostrados na foto está o Norton Utilities Windows 95/98.

O Norton Utilites é um software desenvolvido pela empresa de segurança Symantec, sua última versão (16), lançada em 2012, era compatível com o Windows XP/Vista/7/8. No caso do disquete que foi encontrado na Estação Espacial Internacional a versão era a 4.0. Esse software é utilizado para configuração e manutenção do sistema. A principal novidade dessa versão era a compatibilidade com o Windows 98. Novas funções como o Norton SystemCheck, Registry Doctor Scan, Norton WinDoctor foram adicionados.

20 1

Também é possível ver na imagem dois disquetes intitulado como “Crew Personal Support Data Disk“, um deles com o nome Segei e o outro com Shep. Esses disquetes de suporte pessoal pertenciam, provavelmente, ao astronauta da NASA William Shepherd e ao Sergei Krikalev, membros da Expedition, primeira missão tripulada da Estação Espacial Internacional, realizada entre novembro de 2000 e março de 2001. 3 disquetes com o logo da NASA também aparecem na imagem.

estacao espacial internacional iss 15 anos nasa

 

A Estação Espacial Internacional, também conhecida como ISS, possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento e 20 metros de altura. A estrutura viaja altitude de cerca de 400 Km a uma velocidade de 28.000 Km por hora – a cada 90 minutos uma volta pela Terra é completada. Em maio a Rússia, um dos países chaves envolvidos no projeto, revelou que a ISS completou 100 mil voltas ao redor da Terra.

Também vale destacar uma curiosidade em relação ao Windows 95 e os disquetes. A Microsoft exigia um processador 386, 4 MB de RAM (o recomendado para uma experiência aceitável era o dobro) e 50 MB de disco para rodar o sistema. A mídia de armazenamento mais comum para a instalação do sistema eram os disquetes, que hoje em dia muitos sequer nem sabem do que se trata. Eram necessários 13 disquetes de 3,5 polegadas, cada um com capacidade máxima de 1,44 MB. Em algumas edições era necessário até mais que 13 disquetes.

Você também deve ler!

OPINIÃO: Há 22 anos, Microsoft lançava o Windows 95 e popularizava de uma vez por todas os sistemas operacionais

Relembre o Windows 95 com esse app que roda no Windows, Mac Os e Linux

Pentágono ainda utiliza Windows 95

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!