Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou que lançaria para o Windows 11 a API DirectStorage, recurso do Xbox Series X que otimiza o carregamento de jogos.
Portanto, antes mesmo do lançamento do Xbox Series X/S, a Microsoft confirmou que a DirectStorage estaria disponível, futuramente, em PCs com o Windows 11.
Mas, por ser uma API (Interface de Programação de Aplicação), o DirectStorage estará disponível para o uso de desenvolvedores de jogos para PC.
Assim, os desenvolvedores poderão utilizar as ferramentas do SDK para otimização da velocidade de processamento de SSDs.
Microsoft lançou a DirectStorage no Xbox Series X para acompanhar os avanços em SSDs
A Microsoft apresentou a Arquitetura de Velocidade do Xbox Series X em setembro de 2020 como uma peça principal do então ainda não lançado console.
Essa arquitetura é composta de quatro componentes específicos: o SSD NVME do Xbox Series X, os blocos de descompressão acelerados por hardware, o SFS (Sampler Feedback Streaming) e a API DirectStorage.
A API DirectStorage é consequência do trabalho da Microsoft para adequar a modernização de APIs de escrita e leitura conforme o avanço das tecnologias de armazenamento.
Esses avanços são especificamente em tecnologias de SSD e do padrão PCIe, sobretudo as tecnologias NVMe, possibilitando aos PCs uma maior largura de banda em seus discos de armazenamentos.
Leia também: SSDs alcançarão velocidade de 14 GB/s com o PCIe 5.0
Por exemplo, o SSD NVMe do Xbox Series X consegue executar tarefas de escrita e leitura de dados na casa dos gigabytes por segundo.
Como funcionará a DirectStorage no Windows
No entanto, no caso dos computadores, não existiam APIs de armazenamento otimizadas para esse nível de Entrada/saída de dados. Assim, mesmo com PCs super potentes e com SSDs NVMe, as APIs anteriores rodam os jogos com menor índice de desempenho.
Desse modo, abrigando a DirectStorage API à “família DirectX”, a Microsoft permitirá aos desenvolvedores criarem ports para o Windows com menos latência. Aliás, haverá uma menor taxa de carregamento e operações múltiplas.
A DirectStorage permite que um SSD NVMe alcance o seu desempenho maior ao permitir que múltiplas operações de Entrada/Saída ocorram concomitantemente. Além disso, ela permite que os dados sejam transferidos diretamente para a GPU. Confira a imagem abaixo.
Jogos compatíveis com DirectStorage no Windows
Infelizmente, agora é o momento da má notícia: ainda não há jogos compatíveis com a API DirectStorage no Windows.
Com isso, mesmo se o gamer tenha um sistema de alto nível, com um SSD NVMe 4.0, não será possível rodar os jogos no Windows da mesma maneira em que são executados no Xbox Series X.
Embora a Microsoft tenha enviado aos uma prévia da API DirectStorage em julho do ano passado, apenas a partir de ontem (14) que os devs puderam começar a destrinchar a tecnologia do Xbox Series X.
Aliás, possivelmente o ponto de início será na GDC 2022 (Game Developers Conference – Conferência de Desenvolvedores de Jogos), que ocorre no dia 23, quarta-feira.
Isso porque, de acordo com o cronograma do evento, a AMD e o estúdio Luminous Productions explicarão como inseriram a DirectStorage no aguardado Forspoken, um dos primeiros jogos a ter o recurso.
Confira abaixo o trailer do jogo, que apresentará o uso da DirectStorage em um cenário real durante a GDC 2022.
Diferentemente do Xbox Series X, poucos PCs possuem SSDs NVMe
O fato é óbvio: o Xbox Series X já vem com um SSD NVMe exclusivo, enquanto poucos PC gamers migraram para SSDs NVMe mais rápidos.
Isso é um fator determinante para os estúdios e distribuidoras de jogos não se apressarem para inserir a DirectStorage em jogos para PC.
A EA Sports pensa similarmente, pois lançou o FIFA 22 para PC igual às versões para PS4 e Xbox One. A justificativa da publisher foi o fato de que a versão da nova geração iria “restringir o jogo para um pequeno percentual de gamers”.
Portanto, para possibilitar que os jogos para Windows tenham os mesmos recursos de SSD do PS5 e do Xbox Series X, a Microsoft deu o primeiro passo lançando a API DirectStorage.