O Chrome OS está completando 10 anos de existência hoje (10) e o Google anunciou algumas novidades para comemorar, incluindo o Phone Hub, recurso que integra o sistema operacional do Chromebook aos aparelhos Android.
Desse modo, é possível responder às mensagens de textos, conferir a bateria do celular, ativar o hotspot Wi-Fi e localizar o dispositivo através do Chrome OS.
O Phone Hub está inserido em um widget na barra de tarefas que pode se expandir para apresentar as abas de páginas recentes do Chrome que o usuário acessou pelo Android.
Além disso, o Google está ativando o Wi-Fi Sync em mais dispositivos, permitindo que usuário se conecte em redes que já foram utilizadas no Android e em outros dispositivos Chrome OS.
O Nearby Share, que já estava disponível nos celulares, é outro recurso que deverá aprimorar a integração entre Chrome OS e Android. Similar ao AirDrop, o Nearby Share permite que os usuários enviem e recebam arquivos entre esses dispositivos.
De acordo com o Google, o Nearby Share estará disponível no ChromeOS nos próximos meses.
Agora, dando maior ênfase ao Chrome OS, o Google aperfeiçoou a ferramenta de captura de telas do sistema operacional, salvando o conteúdo na Área de Transferência.
A Área de Transferência, inclusive, foi uma das áreas (hehehe) que o Google priorizou nessa atualização, possibilitando salvar até cinco itens recente e colar em qualquer lugar sem a necessidade de trocar de janelas.
Essas novidades chegam pouco tempo após a notícia de que o Chrome OS está, cada vez mais, se consolidando no mercado. Visando aumentar sua presença, o Google lança esses novos recursos no Chrome OS, sobretudo a integração com o Android, para ficar em pé de igualdade com as ferramentas disponíveis no Windows e no macOS.
Leia também: Chrome OS é segundo sistema operacional mais utilizado no mundo