CEO da NVIDIA diz que IA poderá pensar como humanos em 2029

CEO da NVIDIA diz que IA poderá pensar como humanos em 2029

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse na última sexta-feira (01) que a inteligência artificial geral poderia – por algumas definições – chegar em tão pouco tempo quanto cinco anos.

Huang, que lidera o principal fabricante de chips de inteligência artificial do mundo usado para dar vida à sistemas como o ChatGPT da OpenAI, falou sobre isso enquanto estava respondendo a diversas perguntas em um fórum econômico realizado na Universidade de Stanford. Ao ser indagado sobre quanto tempo levaria para alcançar um dos objetivos de longa data do Vale do Silício, de criar computadores que possam pensar como humanos, Huang se mostrou bastante otimista.

Leia também
Valorização recorde de ações: CEO da NVIDIA ganha US$ 8,5 bilhões em um único dia
Microsoft quer reduzir dependência da NVIDIA em IA

Inteligência artificial geral em 5 anos?

Understanding Artificial General Intelligence (AGI): Characteristics, Principles, and Levels Explain

Huang disse que a resposta depende em grande parte de como o objetivo é definido. Se a definição for a capacidade de passar em testes humanos, Huang disse que a inteligência artificial geral (AGI) chegará em breve.

Se eu der a uma IA … todos os testes que você possa imaginar, você faz essa lista de testes e coloca na frente da indústria de ciência da computação, e eu suponho que em cinco anos, nos sairemos bem em todos“, disse Huang, cuja empresa atingiu US$ 2 trilhões em valor de mercado na sexta-feira.

Atualmente, a IA pode passar em testes como exames de ordem jurídica, mas ainda enfrenta dificuldades em testes médicos especializados, como gastroenterologia. Mas Huang disse que em cinco anos também deverá ser capaz de passar em qualquer um deles.

Mas por outras definições, Huang disse que a AGI pode estar muito mais distante, porque os cientistas ainda discordam sobre como descrever o funcionamento da mente humana. “Portanto, é difícil de alcançar como engenheiro” porque os engenheiros precisam de metas definidas”, disse Huang.

Mais fábricas são necessárias

Jensen Huang, CEO of NVIDIA, participates in the 2024 Stanford Institute for Economic Policy Research Summit in Palo Alto

O executivo também respondeu a uma pergunta sobre quantas mais fábricas de chips são necessárias para apoiar a expansão da indústria de IA. Notícias publicadas recentemente afirmam que o CEO da OpenAI, Sam Altman, acredita que muitas mais fábricas são necessárias para avançar com a IA do jeito que eles querem.

Huang concordou com o CEO da OpenAI e complementou dizendo que mais fábricas serão necessárias, mas que cada nova geração de chips também melhorará ao longo do tempo. Isso fará com que o número de chips necessários não seja tão elevado quanto se pensa atualmente.

Vamos precisar de mais fábricas. No entanto, lembre-se de que também estamos melhorando os algoritmos e o processamento (de IA) tremendamente ao longo do tempo“, disse Huang. “Não é como se a eficiência da computação fosse a mesma de hoje, e portanto a demanda é essa. Estou melhorando a computação em um milhão de vezes ao longo de 10 anos.

O que é Inteligência Artificial Geral?

This Canadian AI Startup is Using Artificial General Intelligence To Create General-Purpose Robots With Human-like Intelligence - MarkTechPost

A tão falada (e temida) inteligência artificial geral é um conceito que fascina e preocupa muitos de nós. A ideia de máquinas pensando e agindo como humanos pode parecer coisa de ficção científica, mas estamos chegando mais perto dessa realidade a cada dia.

A inteligência artificial geral refere-se a um tipo de IA capaz de realizar qualquer tarefa intelectual que um ser humano possa fazer. Ao contrário das IAs especializadas, que são projetadas para uma tarefa específica, a inteligência artificial geral tem a flexibilidade e o entendimento necessários para aprender e aplicar seu conhecimento em diferentes contextos.

Os benefícios potenciais da inteligência artificial geral incluem:

  • Resolução de Problemas Complexos: Poderia ajudar a encontrar soluções para questões que são muito complicadas para os humanos resolverem sozinhos.
  • Avanços na Medicina: Pode acelerar a descoberta de novos tratamentos e medicamentos.
  • Eficiência Operacional: Pode melhorar a eficiência em diversas indústrias, economizando tempo e recursos.

No entanto, existem preocupações legítimas. Como garantir que a esta tecnologia permaneça sob controle humano e seja segura? O que acontece com os trabalhos que a inteligência artificial geral poderá realizar melhor do que os humanos? Quais são as implicações éticas de máquinas que podem pensar e agir por conta própria?

Fonte: Reuters

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X