Lançado CentOS 5.6

Depois de uma longa demora, finalmente foi lançado na sexta-feira o CentOS 5.6: a versão comunitária, recompilada a partir do RHEL 5.6 lançado em janeiro.

O CentOS é uma das distros mais usadas em servidores, dada a compatibilidade com soluções criadas para o Red Hat Enterprise Linux. Muitas revendas de VPS oferecem entre as opções ele, justamente pela facilidade de configuração, estabilidade e compatibilidade.

A atualização pode ser feita da forma tradicional, rodando yum update para quem já tem a 5.x. Dependendo do repositório usado pode ser que demore mais para a 5.6 aparecer. Para ver qual versão você está usando basta dar um cat /etc/redhat-release.

Entre as melhorias dessa versão estão suporte completo ao ext4, libvirt 0.8.2, bind 9.7 com suporte a NSEC3, ebtables, php53 e System Security Services Daemon (SSSD).

As notas de versão trazem os detalhes técnicos, e como de praxe, mais informações estão no https://www.centos.org/.

Apesar da popularidade e eficiência, muita gente tem criticado o time de desenvolvedores do CentOS pela sua (má) relação com a comunidade. Ao mesmo tempo que o sistema tenta ser o mais próximo possível do RHEL, ele deixa a desejar em várias coisas, como a negação de novos membros ou empacotadores, sem falar na demora para o lançamento das versões atualizadas com a base da distro mãe.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!