Duas empresas americanas anunciaram recentemente que a cidade de Austin, capital do estado americano do Texas, será uma das primeiras do mundo a ter um bairro totalmente impresso em 3D.
Tal iniciativa é fruto da parceria entre a Lennar e a startup ICON, do Texas. A ICON foi uma das primeiras companhias a obter autorização para construir casas impressas em 3D nos EUA.
A Lennar é uma das maiores empresas de construção civil dos EUA — e a segunda maior em construção de casas, de acordo com o ranking de 2021 da revista Builder.
De acordo com ambas as empresas, o início da construção do bairro em 3D está previsto para o ano que vem. O local será em uma área residencial próxima à região metropolitana de Austin.
Embora a ICON já tenha feito casas impressas em 3D, essa nova ‘empreitada’ testará a sua capacidade tecnológica de construir casas e gerar demandas em uma escala muito maior.
Construção do bairro 3D
A tecnologia Vulcan, de propriedade da ICON, permite a criação de casas com até três mil metros quadrados. Segundo a startup, a Vulcan possui métodos de construção, bem como materiais, mais duradouros que os tradicionais.
Leia também:
- Primeira ponte de aço impressa em 3D é inaugurada em Amsterdã
- Casa impressa em 3D está à venda nos EUA
Ademais, a startup segue o padrão de construção estrutural do Código Internacional de Construção Civil. Esse padrão oferece casas mais duradouras se comparadas às construídas seguindo a Unidade de Alvenaria de Concreto (CMU).
Portanto, com a Vulcan, a ideia é que a ICON faça a impressão 3D do sistema de construção de muros e paredes. Em seguida, a Lennar irá construir a estrutura e o drywall com técnicas tradicionais de construção.
Segundo a ICON, o seu sistema exclusivo de construção de paredes, que pode ser impresso em 3D em escalas maiores e em menor tempo, propicia a criação casas mais seguras e resistentes para suportar climas extremos, além de reduzir, afinal, o impacto de impactos naturais. Assista ao vídeo abaixo:
Com isso, a Lennar e a ICON firmam o compromisso de criar um bairro com casas impressas em 3D. Esse bairro utilizará, portanto, a tecnologia da ICON, mais especificamente a Vulcan.
Bairro impresso em 3D tentará solucionar a crise imobiliária dos EUA
O principal motivo para essa parceria é encontrar uma forma de resolver a crise de moradia que os Estados Unidos vêm passando.
Em junho deste ano, houve o maior crescimento no preço dos imóveis nos Estados Unidos em mais de três décadas. Esse aumento aconteceu graças aos despejos de pessoas durante a pandemia e a falta de opções de moradia.
Você também deve ler!
O CEO da ICON, Jason Ballard, afirma, portanto, que a empresa existe, essencialmente, como uma resposta à crise global de habitação. Além disso, a ICON quer disponibilizar a sua tecnologia a serviço do mundo.
“Impressão 3D em construção civil não apenas entrega casas de alta qualidade em menor preço e de forma mais rápida, pois, também, podem mudar a forma como bairros inteiros podem ser construídos para o melhor”, disse Ballard.
Sobre a crise imobiliária dos Estados Unidos, Ballard destaca que os Estados Unidos enfrentam um deficit de aproximadamente cinco milhões de casas, segundo o CEO da ICON.
“Portanto, há uma grande necessidade de aumentar a oferta de maneira acelerada, mas sem comprometer a qualidade, a beleza e a sustentabilidade, e isso é exatamente o ponto forte da nossa tecnologia”.
O CEO, por fim, reforça a parceria com a Lennar, considerando um marco para a sua empresa. “Acreditamos que essa parceria é um momento de transformação na história do desenvolvimento da construção em escala de comunidades”, ressaltou o CEO. Ballard apontou que a construção do bairro em impressão 3D é “o futuro Invadindo o presente”.
Icon e Lennar estão alinhadas com o pensamento no futuro
O anúncio da parceria entre a ICON e a LENNER reforça o relacionamento de ambas empresas, que começou recentemente. Em agosto, a Lennar investiu US$ 207 milhões na ICON. Com esse investimento, a empresa pretende abrir o caminho para a construção de casas impressas em 3D com preços acessíveis.
A rodada de financiamento da ICON se tornou possível graças à LENX, a divisão da Lennar responsável por integrar soluções de tecnologia à indústria de construção civil através de parcerias com outras empresas.
“A escassez de mão de obra e de materiais são dois dos principais fatores que deixam o sonho da casa própria cada vez mais distantes de muitas famílias americanas”, afirma Eric Feder, presidente da LENX.
“A Lennar sempre expandiu as fronteiras da inovação tecnológica para manter preços acessíveis em casas de qualidades. Desse modo, a impressão 3D é uma abordagem imensamente motivadora. Estamos animados em colaborar com a ICON para desenvolver soluções para os desafios que surgirão nos próximos anos”, finalizou Feder.
O bairro impresso em 3D também terá a participação do escritório de arquitetura BIG-Bjarke Ingels Group. O escritório ganhou notoriedade em 2018 após a construção da Lego House, feita inteiramente com peças de Lego. Tal construção excêntrica é sediada nas proximidades do parque Legoland, na Dinamarca.
Martin Voelkle, um dos sócios do escritório da BIG-Bjarke Ingels Group em Nova York, afirmou que a parceria com a ICON e a Lennar possibilitará obter uma noção de como a tecnologia de impressão 3D funcionaria em grande escala.
“A impressão 3D e os painéis de energia solar são inovações significativas rumo á redução de entulhos no processo de construção, além de tornar nossas casas mais resistentes, sustentáveis, e auto-suficientes em energia”, afirmou Voelkle.