Primeira ponte de aço impressa em 3D é inaugurada em Amsterdã

Primeira ponte de aço impressa em 3D é inaugurada em Amsterdã

Amsterdã fez história essa semana ao receber a primeira ponte de aço do mundo impressa inteiramente com tecnologia 3D. Ela já está aberta ao público, sendo utilizada pelos cidadãos, e ficou localizada sobre um dos canais mais antigos da cidade, chamado de Oudezijds Achterburgwal, no Distrito Vermelho.

Leia também:

Pesquisadores desenvolvem nova técnica de impressão 3D que pode ser utilizada para imprimir órgãos
Creality lança no Brasil a impressora 3D de resina Halot One por R$ 2.599

Ponte 3d

A ponte de 12 metros foi construída pela empresa holandesa chamada MX3D, especializada nesse tipo de atividade, que teve seu projeto iniciado em 2015. O projeto já visava imprimir uma ponte totalmente feita de metal utilizando apenas uma tecnologia bastante inovadora de impressão 3D robótica em grande escala.

Após finalizada, a ponte de aço foi transportada por barcos pelos canais de Amsterdã até ser posicionada no local reservado para ela. Ao que tudo indica, ela será apenas o primeiro de muitos objetos arquitetônicos a serem apresentados nessa categoria, já que a empresa pretende provar que ferramentas digitais como impressão 3D podem trazer novos olhares à arte.

É uma ponte bonita, com uma estética moderna que até contrasta com o visual do canal, e por isso se destaca. Ela foi desenvolvida pelos designers do Joris Laarman Lab, em parceria com a multinacional Arup.

A ponte é considerada um “laboratório vivo”

Além de trazer uma nova estética e um novo olhar para objetos arquitetônicos, a ponte também oferece um passo para o futuro. Ela vem equipada com diversos sensores de última geração, capazes de coletar dados no ambiente usando a Internet das Coisas. Esses sensores monitoram a tensão da estrutura, temperatura, e até vibrações.

Esses dados têm como objetivo alimentar um modelo digital que vai ajudar a melhorar ainda mais os próximos projetos. Além disso, também servem para que a Faculdade Imperial de Londres, que é a responsável por analisá-los, fique de olho na saúde da própria ponte e identificando caso haja uma queda na estabilidade ou na resistência.

Leroy Gardner, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da faculdade, explicou o estudo:

“Uma estrutura de metal impressa em 3D, grande e forte o suficiente para sustentar o tráfego de pedestres, nunca foi construída antes. Nós testamos e simulamos essa estrutura e seus componentes durante todo o processo de impressão e, uma vez completada, é fantástico vê-la aberta ao público”.

Fonte: TimeOut

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X