A Samsung Electronics anunciou a nova versão da sua plataforma voltada a smartphones: bada 2.0. Alguns dos recursos divulgados foram: suporte multitarefa, envio de mensagens de notificação, NFC, Wi-Fi Direct, FlashLite 4, tela de bloqueio interativa baseada em Flash, reconhecimento por voz, leitura de textos, HTML5, dentre outras novidades.
Segundo a Samsung, o bada 2.0 também vem com um novo e melhorado kit de desenvolvimento (SDK) que abre a plataforma a mais desenvolvedores, já que oferece suporte a uma maior gama de sistemas operacionais para PCs. O SDK também inclui recursos adicionais: um analisador de código avançado e um simulador mais rápido, permitindo aos desenvolvedores obterem mais detalhes sobre o desempenho de seus aplicativos.
O anúncio da versão 2.0 foi feito durante o “bada Developer Day”, que segundo a empresa foi assistido por mais de 200 desenvolvedores ao redor do mundo. Ele fez parte do App Planet, um evento sediado da MWC, em Barcelona, e a Samsung alega que já sediou outros “Developer days” em mais de 40 países.
O bada Developer Day na MWC marca o aniversário do lançamento do primeiro smartphone baseado na plataforma, o Samsung Wave (GT-8500). Passado um ano, a companhia diz que o número total de download de aplicativos ultrapassará em breve a marca dos 80 milhões.