Na última segunda-feira (8), a AMD disponibilizou aos desenvolvedores sua inovadora ferramenta Neural Texture Block Compression, revelada no Eurographics Symposium on Rendering 2024.
Essa tecnologia de compressão impulsionada por inteligência artificial consegue diminuir o tamanho das texturas em jogos em até 70% sem sacrificar a qualidade e sem necessidade de modificar shaders.
Leia também
Alta reputação: AMD tem um reconhecimento de marca superior ao da Intel, Samsung e Xbox
Você sabia que a AMD já teve a chance de comprar a NVIDIA?
A abordagem da AMD utiliza uma estratégia de texturização em camadas para codificar dados de todas as texturas num único bloco comprimido. Esse método diminui consideravelmente a quantidade de dados exigidos para reproduzir imagens, bem como o espaço usado tanto em armazenamento quanto na VRAM.
A reconstrução das imagens é feita através de inferência, tornando o processo viável sem alterações no pipelining de execução dos códigos, o que facilita sua adoção.
Normalmente, a renderização de imagens em jogos requer que a GPU comunique-se frequentemente com o dispositivo de armazenamento para carregar as texturas demandadas. Ou seja, há uma constante transferência de dados do HD ou SSD para a VRAM à medida que o jogador explora os cenários.
Com o NBTC, a renderização ocorre paralelamente à descompressão dos dados para inferência das texturas. Apesar de adicionar passos ao processo de geração de imagem e resultar em latências de 27 a 50 milissegundos, esse sistema tem a vantagem de manter todas as texturas na VRAM. Isso elimina a necessidade de acessar o sistema de armazenamento, compensando a latência adicional e permitindo a redução do tamanho de instalação dos jogos.
Agora será que com essa tecnologia os jogos triple AAA vão ocupar menos espaço de armazenamento?
Deixe seu comentário