Após 9 anos e 5 gerações de GPUs contempladas, a AMD resolveu colocar fim no suporte arquitetura GCN (Graphics Core Next), que fez sua estreia com a série de placas Radeon HD 7000 e foi utilizada até a família Radeon R9 Fury (primeira placa de vídeo com memória HBM para o consumidor final). Com a decisão da companhia, novos drivers compatíveis com as três primeiras gerações da arquitetura GCN não serão lançados. O atual e último driver oficial que ainda engloba a GCN é o Radeon 21.5.2.
“Essa mudança permite que a AMD dedique valiosos recursos de engenharia ao desenvolvimento de novos recursos e aprimoramentos para produtos gráficos baseados em nossas principais arquiteturas gráficas”, diz o Blog Oficial da AMD . O driver Radeon Software Adrenalin 21.6.1 não é compatível com os seguintes produtos:
Em termos de arquitetura, a incursão mais recente da AMD é a RDNA 2, que fez sua estreia em 2020, com a geração de placas Radeon RX 6000. A arquitetura RDNA 2 também está embarcada na APU personalizada dos dois grandes consoles desta geração – PlayStation 5 e Xbox Series X. O grande destaque da arquitetura é o Infinity Cache, um nível de cache novo que permite mais performance com baixa latência.
Além de por fim no suporte ao GCN, o driver Adrenalin 21.6 também é o último a oferecer compatibilidade com o Windows 7. Movimentação parecida foi anunciada pela NVIDIA na primeira metade deste mês. A companhia confirmou que não lançará mais drivers para as placas GeForce compatíveis com o Windows 7 e Windows 8/8.1