De acordo com uma pesquisa realizada pelo site TechPowerUp, respondida por 22.040 pessoas, 85,5% dos usuários consideram o alto consumo de energia do PC, principalmente considerando peças-chave como o processador e a placa de vídeo, um problema.
O aumento no consumo segue como um elemento que vem assustando os usuários nas trocas de gerações de componentes, principalmente quando estamos diante da “prateleira” de placas de vídeo e processadores topo de linha. Mesmo com a redução e refinamento do processo de fabricação, o alto consumo permanece chamando a atenção.
Recentemente surgiram os rumores de que na série RTX 40 devemos observar um salto considerável em termos de consumo. O carro-chefe da série, a RTX 4090 Ti, teria um TGP, isto é, o consumo total da placa, de 900W!
Você também deve ler!
Rumor: NVIDIA lançará a RTX 4090 em agosto
Essa preocupação com o alto consumo dos componentes tem um motivo claro: o impacto sobre a conta de luz. 35,5% dos participantes da pesquisa apontam o aumento na conta de luz como o grande problema dessa corrida insana dos componentes com consumo cada vez mais elevado. As demais respostas dos usuários sobre os problemas com o aumento do consumo foram as seguintes:
- 28% citaram o calor gerados pelos componentes;
- 12.2% mencionaram o barulho gerados pelos componentes;
- 11,3% indicaram o risco ao meio ambiente.
Há também uma parcela que não se importa com o aumento no consumo – 14,5% dos participantes.
É interessante destacar que essa é uma pesquisa realizada por um site americano. Em outros mercados, como o brasileiro, provavelmente a preocupação com esse aumento do consumo seja ainda mais significativo. Por aqui, temos com muito mais intensidade a questão dos preços astronômicos dos componentes, principalmente considerando o segmento de alta performance.