Vazam imagens da RTX 4090 Ti Founders Edition

Vazam imagens da RTX 4090 Ti Founders Edition

Comentamos nesta segunda-feira (16) sobre um novo rumor a respeito do anúncio oficial da nova geração de placas de vídeo da NVIDIA, a série GeForce RTX 40. Previsto inicialmente para setembro, o cronomograma deve ser alterado, o anúncio deve ocorrer no início do terceiro trimestre, mais precisamente em julho. E agora, apareceu no fórum chinês Chiphell, imagens do que seria a RTX 4090 Ti Founders Edition.

Lembrando que o modelo Founders Edition refere-se ao design de referência, projeto idealizado pela própria NVIDIA e que também acaba sendo um produto vendido no mercado. Embora não sejam as melhores VGAs em termos de performance, já que alguns modelos de parceiros, como ASUS, Gigabyte, etc, entregam mais, as Founders Edition tem sua posição de destaque, principalmente para colecionadores.

As imagens reveladas no Chiphell revelam toda a estrutura da carenagem, o grande bloco que atua como heatsink e que irá “abraçar” o PCB. O design segue a mesma pegada visual do que vimos na série RTX 30, em que toda a estrutura da placa, além de compor o visual agressivo e industrial da RTX, atua como um dissipador passivo também. Nas imagens também é possível observar os thermal pads posicionados para casar com os bancos de memória da placa, além dos elementos de dissipação para o VRM e outros componentes.

 

O uso de dois coolers, posicionados de maneiras opostas, também deve ser mantido nas RTX 40 Founders Edition. Diferentemente de outras séries, o sistema de refrigeração da geração RTX 30 se mostrou um grande acerto da NVIDIA, entregando um excelente balanço entre eficiência e nível de ruído.

RTX 40

A linha GeForce RTX 40 é baseada na arquitetura Ada Lovelace, batizada assim em homenagem à lendária matemática inglesa reconhecida como a primeira programadora do mundo. Essa arquitetura é baseada no processo de fabricação de 5nm (TSMC) e, acompanhado ao salto de performance, poderemos ver um considerável aumento no TGP.

Comentava-se também que a RTX 40 seria a primeira geração da NVIDIA com suporte ao PCIe Gen 5.0, contudo, os últimos rumores indicam que será mantido o PCIe 4.0. Essas novas placas também devem usar o padrão de pinagem ATX 3.0 para a alimentação. O conector de energia deve ser de 16 pinos, capaz de entregar até 600W na linha de 12V.

O topo da cadeia será a RTX 4090 Ti. A sucessora da RTX 3090 Ti, como comentamos acima, pode ser a primeira placa de vídeo de uma linha gamer com 100 TFLOPs de poder computacional. Para atingir tal marca, a placa deve ser baseada na GPU AD102, equipada com 18.432 CUDA Cores e 96 MB de cache L2. A frequência de operação deve alcançar 2,7 GHz.

A nova família de placas também deve variar entre modelos com GDDR6X e GDDR6 e a capacidade deve permanecer aquela que já vimos nas placas baseadas em Ampere, entre 8 GB e 24 GB.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X