Rumor: NVIDIA lancará a linha RTX 40 em julho

Rumor: NVIDIA lancará a linha RTX 40 em julho

InIcialmente, a expectativa era de que a NVIDIA anunciasse a nova série de placas GeForce, RTX 40, em setembro, entretanto, o rumor do momento é que o cronograma será adiantado. A previsão é que as novas placas apareçam no início do terceiro trimestre, mais precisamente em julho.

Há uma grande expectativa em relação a essa nova série em virtude de outro vazamento que indica que o carro-chefe da série RTX 40, a RTX 4090 Ti teria 100 TFLOPs de poder computacional. Essa seria a primeira placa gamer a alcançar tal patamar. Os supostos 100 TFLOPs da RTX 4090 Ti seria um salto de 2,5 vezes em relação à placa gamer referência da NVIDIA no momento, a RTX 3090 Ti, que tem 40 TFLOPs de poder computacional FP32 (precisão única).

O anúncio da nova série pode acontecer em julho ou até mesmo no mês seguinte, situação que é até mais plausível, já que em agosto acontece a Gamescom. A estratégia de alterar o cronograma de lançamento teria relação em obter alguam vantagem de mercado em relação aos próximos lançamentos da AMD e até mesmo da Intel que está retornando ao segmento de placas de vídeo.

RTX 40

A linha GeForce RTX 40 é baseada na arquitetura Ada Lovelace, batizada assim em homenagem à lendária matemática inglesa reconhecida como a primeira programadora do mundo. Essa arquitetura é baseada no processo de fabricação de 5nm (TSMC) e, acompanhado ao salto de performance, poderemos ver um considerável aumento no TGP.

Você também deve ler!

“Fiz o melhor que pude”, afirma CEO da NVIDIA sobre compra frustrada da Arm

Comentava-se também que a RTX 40 seria a primeira geração da NVIDIA com suporte ao PCIe Gen 5.0, contudo, os últimos rumores indicam que será mantido o PCIe 4.0. Essas novas placas também devem usar o padrão de pinagem ATX 3.0 para a alimentação. O conector de energia deve ser de 16 pinos, capaz de entregar até 600W na linha de 12V.

O topo da cadeia será a RTX 4090 Ti. A sucessora da RTX 3090 Ti, como comentamos acima, pode ser a primeira placa de vídeo de uma linha gamer com 100 TFLOPs de poder computacional. Para atingir tal marca, a placa deve ser baseada na GPU AD102, equipada com 18.432 CUDA Cores e 96 MB de cache L2. A frequência de operação deve alcançar 2,7 GHz.

A nova família de placas também deve variar entre modelos com GDDR6X e GDDR6 e a capacidade deve permanecer aquela que já vimos nas placas baseadas em Ampere, entre 8 GB e 24 GB.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X