Em setembro haverá a votação sobre o padrão para o formato aberto de documentos (Open XML ISO), e tem se destacado muito o OOXML, da Microsoft. Isso preocupa a todos. Fechada como ela só, é para no mínimo se desconfiar do que ela quer com um padrão.
O padrão escolhido pelos países participantes da votação (entre eles, o Brasil) definirá regras para formatos de arquivos, documentos, dados em geral, para os próximos anos. Tudo bem que muitos poderão usar outros formatos “não padrões”, mas o ISO é o que tem maior impacto no mundo. É ele que imporá facilidades ou dificuldades no desenvolvimento de aplicações, na manutenção e conversão de documentos digitais, etc. A votação deve ser feita com consciência. E será que nossos representantes a têm?
A idéia é debater e colocar na mesa as cartas, deixando claros os objetivos, regras, deficiências e dependências do padrão proposto pela Microsoft. Além dele, o ODF (OpenDocument Format, usado no OpenOffice, por exemplo) se destaca, mas a votação decidirá. Dois “padrões”, afinal, não dá.
Nesta quinta-feira agora, dia 9 de agosto, haverá uma reunião da Comissão de Estudo da ABNT que debaterá essa questão, se deve ou não ser aprovado o OpenXML como padrão ISO.
Veja mais informações sobre isso nestes blog corporativo: https://www-03.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion
E aqui, seis perguntas aos órgãos nacionais de padronização, feitas pela Free Software Foundation: https://www.fsfeurope.org/documents/msooxml-questions.pt.html
Esta postagem foi modificada pela última vez em 02/06/2009 22:26