Vids é o novo app do Google para criar vídeos de apresentações de forma mais simples

Vids é o novo app do Google para criar vídeos de apresentações de forma mais simples

Nos últimos anos houve uma transformação bem significativa na forma como a maioria dos trabalhos são conduzidos, principalmente com o aumento do trabalho remoto. Dessa forma, a colaboração virtual se tornou ainda mais presente, e o Google está apresentando uma nova forma de fazer isso com seu novo aplicativo Vids.

Muitas empresas atualmente contam com ferramentas de documentos, planilhas e apresentações de slides para colaboração virtual entre os funcionários, mas a empresa está querendo adicionar mais um elemento a essa equação: os vídeos. Entenda melhor a proposta e o novo aplicativo!

Leia também:

IA do Google é capaz de prever enchentes com uma semana de antecedência
Procon multa Google por encerrar drive ilimitado de universidade

Vids permite produção de vídeos de apresentações

Vids

Durante os últimos anos, ferramentas como Word, Excel e PowerPoint têm sido os pilares sobre os quais as interações de trabalho e contribuições virtuais foram construídas. Mas, para o Google, isso pode melhorar ainda mais com a adição do Google Vids.

É importante já deixar claro que o Vids não é apenas mais uma ferramenta de edição de vídeo. Ele é uma proposta para simplificar e democratizar a produção de vídeos colaborativos e compartilháveis, tornando o processo acessível a todos, independentemente de sua experiência em produção de conteúdo audiovisual.

Kristina Behr, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google para os aplicativos de colaboração do Workspace, ressalta que a principal missão do Vids é tornar tudo o mais fácil possível. “Se você pode fazer um slide, você pode fazer um vídeo no Vids”,.

Isso porque, para eles, a simplicidade é a chave. Ao transformar o familiar formato de slides do Google Slides em um aplicativo de vídeo, o Google Vids permite que os usuários coletem ativos de várias fontes, como o Google Drive, e os organizem em uma linha do tempo, adicionando narração ou filmando a si mesmos para criar um vídeo finalizado.

Vids

Com a integração do Gemini AI, o Google Vids oferece ainda mais facilidades, permitindo que a IA construa um storyboard, escreva um roteiro, leia o roteiro em voz alta e até mesmo crie imagens para uso no vídeo.

Ao final, o resultado seria mais ou menos com apresentações de PowerPoint gravadas ou até mesmo aquelas chamadas no Meet onde alguém mostra slides e vai falando do cantinho da tela enquanto a imagem toma a maior parte dela. Ou seja, o aplicativo não vai introduzir nenhum conceito novo, só vai simplificar algo que já acontece.

Além disso, por ser uma plataforma de colaboração, assim como os outros produtos de produtividade do Google, como Docs e Sheets, o Vids permite que os usuários compartilhem vídeos com outras pessoas, permitindo comentários, notas e até mesmo edições colaborativas. Kristina enfatiza que o objetivo é criar uma experiência de colaboração integrada, onde os vídeos sejam tão interativos e compartilháveis quanto outros tipos de documentos de trabalho.

Embora existam outras ferramentas no mercado com propósitos semelhantes, como Loom e Descript, o Google Vids se destaca pela sua integração perfeita com o ecossistema de produtos do Google e pela sua abordagem centrada na simplicidade e colaboração. Kristina revelou que eles já têm planos para o futuro, como por exemplo a adição de suporte móvel.

Em relação ao Youtube, por enquanto eles preferem manter as coisas separadas. Kristina explicou que existe uma tecnologia compartilhada entre os produtos, mas que “o público e os casos de uso são bastante fundamentalmente diferentes” entre eles. Isso porque o Vids será mais focado para o ambiente de trabalho, e não para ser visto pelo público em geral.

Disponibilidade

Por enquanto o aplicativo ainda está em seus primeiros passos. A empresa revelou que a primeira versão beta pública será lançada no verão (que nos Estados Unidos acontece entre junho e agosto).

Enquanto isso, alguns clientes do Workspace já têm acesso à nova ferramenta e estão fazendo testes internos. Kristina revelou que por enquanto a maioria dos Vids criados são curtos, com menos de 3 minutos, e grande parte são de apresentações, vídeos de treinamento, atualizações e vídeos com celebrações de conquistas e pessoas.

Ela mesma revelou que já trocou os e-mails semanais de recapitulação entre seus funcionários por Vids, e que o feedback tem sido bastante positivo, já que eles gostam de ver as expressões faciais dela enquanto está falando sobre as coisas.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X