PS5 Pro: devs do mundo inteiro já estão se preparando otimizar jogos para o novo console

PS5 Pro: devs do mundo inteiro já estão se preparando otimizar jogos para o novo console

O novo PS5 Pro já está sendo altamente aguardado na indústria de jogos, e mesmo que a Sony ainda não tenha dado detalhes oficiais sobre o dispositivo, muitas informações já foram vazadas, revelando que ele será lançado ainda esse ano.

Muitas fontes já trouxeram detalhes sobre a lista completa de especificações do novo PS5 Pro, incluindo o The Verge. Hoje vamos aprofundar um pouco mais nessas informações e entender como os desenvolvedores já estão começando a se preparar para lançar jogos que sejam compatíveis com o que o console trará de novo, principalmente em relação a melhoria do rastreamento de raios.

Leia também:

Sony remove vídeo de youtuber que revelou informações sobre o PS5 Pro
Selo PS5 Pro Enhanced: esses seriam os requisitos que os games terão que cumprir

Especificações vazadas do PS5 Pro

representação do PS5 Pro

O novo console, que mantém o codinome “Trinity”, traz algumas novidades, como era de se esperar, e promete elevar o patamar da experiência de jogo para os usuários da plataforma. Com uma GPU mais poderosa e uma CPU com modo otimizado, a Sony está projetando um console capaz de renderizar jogos com rastreamento de raios ativado e alcançar resoluções e taxas de quadros mais altas em diversos títulos.

Os detalhes sugerem que a GPU do PS5 Pro será aproximadamente 45% mais rápida que a do modelo padrão, graças ao uso de uma arquitetura mais robusta e memória do sistema mais rápida. Além disso, espera-se que a CPU opere em um novo modo que visa uma frequência mais alta, oferecendo um desempenho cerca de 10% superior ao PS5 convencional, podendo chegar a uma frequência de CPU de 3,85 GHz. Ainda assim, a empresa deixou claro que os desenvolvedores terão a opção de escolher entre o modo padrão, a 3,5 GHz ou esse de alta frequência.

A empresa explicou que no modo padrão, uma parte da energia é alocada para a CPU, que roda a 3,5 GHz ou em frequências mais baixas caso o console esteja fazendo alguma operação intensiva de energia. Nesse caso, quando a frequência diminui, a energia não utilizada é enviada para a GPU, embora seja raro.

Já no modo de alta frequência, quando isso acontece, mais energia é alocada para a CPU, o que significa que menos energia vai para a GPU. Isso faz com que a GPU seja reduzida em 1,5%, resultando em aproximadamente 1 por cento de desempenho inferior”, de acordo com a empresa.

A Sony também deixou claro que o Trinity é uma versão de alta qualidade do PS5, ou seja, ela vai continuar comercializando a versão padrão do console normalmente mesmo depois do lançamento da versão Pro. Em relação aos desenvolvedores, a empresa revelou que eles tenham um único pacote que tenha suporte tanto para o PS5 padrão quanto para o PS5 Pro, onde os jogos poderão ser atualizados para ter um desempenho melhor nesse caso.

Desenvolvedores já estão encomendando kits de testes

A Sony não apenas está se concentrando no hardware aprimorado, mas também está incentivando os desenvolvedores a explorar todo o potencial do PS5 Pro. Relatos sugerem que os criadores de jogos já estão sendo solicitados a garantir a compatibilidade de seus títulos com o novo console, com especial atenção ao aprimoramento do rastreamento de raios.

A expectativa é que os jogos que oferecem melhorias significativas no PS5 Pro possam receber o rótulo “Trinity Enhanced”, destacando as melhorias visuais e de desempenho proporcionadas pelo novo hardware.

De acordo com o The Verge, os desenvolvedores já estão começando a encomendar os kits de testes, já que a Sony os jogos que forem submetidos à certificação em agosto já contem com compatibilidade para o PS5 Pro. Isso porque, ao que tudo indica, ele deverá ser lançado em dezembro.

Além das melhorias de processamento, o PS5 Pro também trará mudanças significativas na memória do sistema. A largura de banda da memória será aumentada em 28%, passando de 448 GB/s para 576 GB/s, permitindo um acesso mais rápido e eficiente aos recursos do console.

Os desenvolvedores também terão acesso a uma quantidade maior de memória do sistema, o que pode beneficiar a implementação de tecnologias como o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR).

Essa nova tecnologia, desenvolvida pela Sony, promete melhorar as taxas de quadros e a qualidade da imagem por meio de um processo de escalonamento avançado. Com suporte para resoluções de até 8K e uma arquitetura personalizada para aprendizado de máquina, o PS5 Pro está preparado para oferecer uma experiência visual de ponta aos jogadores.

Expectativas para o lançamento

Com a proximidade das festas de 2024, os rumores sugerem que o lançamento do PS5 Pro está cada vez mais próximo. A expectativa é que a Sony siga o mesmo padrão estabelecido com o PS4, lançando primeiro uma versão “Slim” do console, seguida pela tão aguardada edição Pro.

Dessa forma, além da chegada do novo console, os jogadores também estão esperando ansiosamente por uma biblioteca de jogos aprimorada, tanto com títulos existentes atualizados para aproveitar todo o potencial do PS5 Pro, quanto com novos lançamentos first-party que explorem as capacidades do novo hardware.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X