CEO da Saber Interactive diz que jogos AAA a R$ 350 é insustentável e poderão ser extintos

CEO da Saber Interactive diz que jogos AAA a R$ 350 é insustentável e poderão ser extintos

O mercado de jogos está passando por um momento complicado. Diante de tantas demissões e tantos estúdios sendo fechados, existe ainda uma busca por uma recuperação. Um dos aspectos mais negativos para os consumidores é justamente o quão caro estão ficando os jogos, principalmente os AAA, ou triple A. Mas de acordo com o CEO da Saber, isso não vai durar muito.

Durante uma entrevista para o IGN, ele revelou que jogos AAA que estão custando tão caro serão extintos, comparando-os com o destino da ave dodô. Mas, por outro lado, revela que jogos que são lançados por preços baixos ainda podem ser vistos como “inferiores” pelos jogadores.

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Jogos AAA deverão abaixar os preços, segundo CEO da Saber

Há pouco tempo, a Saber Interactive foi vendida por US$ 247 milhões para a Beacon Interactive, e por isso está passando por algumas reestruturações. Matthew Karch, que é CEO da Saber e também responsável pela Beacon, falou um pouco sobre essas mudanças durante uma entrevista para o IGN.

De acordo com ele, a Saber Interactive está se posicionando estrategicamente em meio a mudanças no cenário de preços de jogos e na abordagem de desenvolvimento. Durante a entrevista, Karch discutiu a saída da empresa da holding sueca Embracer e ofereceu insights sobre o futuro da Saber e da indústria de jogos em geral.

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Uma das questões centrais abordadas por Karch foi a tendência iminente de jogos não mais serem precificados em $70 (que aqui no Brasil se traduz em R$ 350). Segundo ele, essa movimentação de extinção dessa faixa de valor para os jogos começará principalmente por desenvolvedores que buscam reduzir os custos e os riscos associados ao desenvolvimento de jogos.

Embora o preço mais baixo possa inicialmente parecer indicativo de uma qualidade inferior, Karch assegurou que essa mudança não comprometerá a excelência dos jogos.

A lógica por trás dessa mudança, segundo ele, está na crescente complexidade e custo de produção dos jogos. Karch destacou os desafios enfrentados pelas empresas quando um único título representa um investimento significativo de recursos e capital. Com os altos custos envolvidos, o risco de um fracasso comercial pode ser devastador para uma empresa. Diante disso, ele citou como exemplo o Cyberpunk:

“Eu acho que à medida que os jogos se tornam mais caros de se fazer, o título de $70 vai desaparecer. Eu acho. Eu simplesmente não acho que seja sustentável… Veja, você se lembra da hype para Cyberpunk, que na verdade acabou se saindo bem, mas quando as expectativas são tão altas e tanto dinheiro é investido em um único título, é extremamente arriscado para a empresa que está fazendo isso”

Como resultado, a Saber está adotando uma abordagem mais cautelosa, desenvolvendo jogos AAA sem inflar excessivamente os orçamentos. Um exemplo citado por Karch foi o sucesso do projeto AA, Helldivers 2, que alcançou uma ampla audiência sem os custos astronômicos associados aos jogos AAA tradicionais.

“E se ele falhar? Você se lembra do que aconteceu quando a Ubisoft, há alguns anos, todos os seus títulos saíram do ano, e de repente eles estavam em um lugar completamente diferente? É difícil se recuperar disso. Eu acho que o mercado vai se voltar para o desenvolvimento que não é necessariamente de qualidade inferior, mas haverá um ênfase em encontrar maneiras de reduzir os custos.”

Mas, pelo visto até para um passo que seria considerado uma vitória para os jogadores, ainda existe alguma hesitação. Enquanto a indústria caminha em direção a uma mudança nos preços, a Saber enfrenta um dilema com o próximo lançamento de Warhammer 40,000: Space Marine 2.

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Ele revela que, embora a empresa preferisse oferecer o jogo a um preço mais acessível, eles estão relutantes em fazer isso por medo de que os jogadores achem que o jogo é inferior já que terá um valor menor.  Embora exista de fato esse tipo de pensamento em todas as vertentes do mercado, ainda existe uma balança e uma forma de chegar a um denominador comum, certamente. Resta saber se isso será uma realidade ou não.

Fonte: 80.lv

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