TraceMark: responsável pelo Denuvo apresenta marca d’água para coibir vazamentos e pirataria

TraceMark: responsável pelo Denuvo apresenta marca d’água para coibir vazamentos e pirataria

Durante a edição deste ano da Game Developers Conference (GDC), a desenvolvedora Irdeto, responsável pelo software de proteção Denuvo, trouxe uma novidade voltada para a comunidade de desenvolvedores e entusiastas de jogos ao apresentar uma nova tecnologia destinada a combater o vazamento e o comércio ilegal de jogos digitais, o TraceMark.

A inovação poderá ser utilizada em conjunto com outras soluções de segurança e visa desestimular a criação e compartilhamento de conteúdos ilegais, podendo até mesmo rastrear de onde essas cópias ou infrações surgiram.

Leia também:

Jeitinho brasileiro: usuários lançam “Steam da pirataria” para distribuir jogos via torrent
Operação derruba 36 sites de pirataria de anime no Brasil

TraceMark da Irdeto identifica origem de vazamentos

TraceMark

Denominada TraceMark, essa inovadora solução consiste em uma espécie de marca d’água digital integrada nos programas de software para identificá-los de forma individualizada. O TraceMark pode ser implementado de maneira visível, sendo perceptível para os usuários durante a execução dos jogos, ou de maneira invisível, acessível apenas pela própria empresa desenvolvedora.

A Irdeto compara essa tecnologia ao que já é amplamente utilizado por estúdios de cinema de Hollywood, ligas esportivas e operadoras de canais pagos, proporcionando uma camada adicional de segurança e rastreamento para os desenvolvedores de jogos digitais.

Uma das principais vantagens do TraceMark é sua capacidade de identificar a origem de vazamentos de builds de jogos, possibilitando às desenvolvedoras rastrear e identificar responsáveis por divulgações não autorizadas de versões Alpha, Beta ou até mesmo pré-lançamento.

Além disso, o sistema pode ser empregado para localizar a fonte de vazamentos de materiais sob embargo, como vídeos ou executáveis de jogos. Isso acontece porque geralmente jornalistas e influenciadores recebem um conteúdo ou o jogo antes do lançamento e precisam concordar com termos que impede a divulgação de qualquer informação sobre esses materiais antes de uma certa data.

O objetivo da Irdeto com o TraceMark é justamente desencorajar práticas ilegais, como a pirataria de jogos, ao criar uma barreira adicional para aqueles que tentam distribuir conteúdo de forma não autorizada.

Inovação resiste a tentativas de ocultação

TraceMark

 

A marca d’água digital pode ser utilizada em conjunto com o bloqueio tradicional oferecido pelo software Denuvo, ampliando ainda mais as possibilidades de proteção contra violações de direitos autorais.

Outra característica fundamental do TraceMark é sua capacidade de resistir a tentativas de ocultação por parte dos infratores. Mesmo diante de técnicas como compressão de dados, cortes na imagem ou borrões, o sistema é projetado para permanecer eficaz na identificação e rastreamento do conteúdo protegido.

Atualmente, a TraceMark é oferecida para desenvolvedoras interessadas em proteger suas criações durante todas as fases, desde o desenvolvimento até a comercialização. As plataformas suportadas incluem Nintendo Switch, Xbox, iOS e Windows, com previsão de suporte para mais dispositivos em breve.

Embora a solução antipirataria Denuvo, da qual o TraceMark é uma extensão, tenha sido amplamente adotada pela indústria de jogos, ela também gerou debates. Críticos argumentam que ela pode representar uma “punição injusta ao consumidor” e afetar o desempenho dos jogos.

No entanto, a empresa tem refutado tais alegações, destacando seu compromisso com a proteção dos direitos autorais e a preservação da experiência do usuário. Por enquanto ela não revelou vídeos nem imagens de como o novo sistema de proteção vai funcionar na prática.

Fonte: Irdeto

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X