Qualcomm lança Snapdragon 7+ Gen 3 para smartphones premium, chip chega preparado para inteligência artificial

Qualcomm lança Snapdragon 7+ Gen 3 para smartphones premium, chip chega preparado para inteligência artificial

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (21) o SoC (system-on-chip) Snapdragon 7+ Gen 3. Esse chip é para smartphones premium mais em conta, ou seja, aqueles que ficam logo abaixo dos topo de linha. Ele segue o modelo do seu “irmão” mais potente. O novo chip combina características dos Snapdragon 8 Gen 3 e do mais simples Snapdragon 7 Gen 3. Assim, busca oferecer recursos top de linha por um preço menor. Ele até traz funções novas para a série 7.

O Snapdragon 7+ Gen 2, que saiu em março do ano passado, fez sucesso. Ele trouxe para celulares intermediários muitas funcionalidades da linha Snapdragon 8. Tirando os gráficos e algumas funções mais sofisticadas, ele tinha alta performance. Até competia com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, chamando atenção dos usuários mais exigentes.

Leia também
Qual o melhor: Exynos 2400 ou Snapdragon 8 Gen 3?

A Qualcomm quer acertar de novo com o Snapdragon 7 Plus Gen 3. Ele mistura novamente preços mais amigos do bolso com tecnologia de ponta da série 8. O chip pega emprestado a arquitetura de CPU, habilidades de inteligência artificial, conexão e processamento de imagem dos avançados 8 Gen 3 e 8s Gen 3. Mas ele também usa algumas tecnologias do 7 Gen 3, que é mais simples, para não pesar tanto no bolso. Nos próximos parágrafos eu mostro todos os detalhes deste novo chip da Qualcomm.

Configuração e estimativas de desempenho do novo chip

Snapdragon 7+ Gen 3 arrives with Cortex-X4 core and on-device AI features

A Qualcomm revelou o Snapdragon 7+ Gen 3 focado em quem usa o smartphone para vídeos e jogos, sendo mais veloz que seu antecessor, o 7 Plus Gen 2. O novo chip possui uma CPU octa-core baseada na arquitetura do Snapdragon 8 Gen 3, com um núcleo Cortex-X4 a até 2,8 GHz, quatro Cortex-A720 a até 2,6 GHz e três Cortex-A520 a 1,9 GHz. Apesar de semelhante ao 8s Gen 3, tem velocidades ligeiramente reduzidas, prometendo ser 15% mais rápido que o 7 Plus Gen 2.

A GPU Adreno avançou, com um salto de 45% em velocidade, sendo provavelmente a Adreno 732. Novidades no Snapdragon Elite Gaming incluem efeitos especiais e a tecnologia Adreno Frame Motion Engine para jogos mais fluidos.

As informações da Qualcomm sugerem que o chip pode obter 1.955 pontos em testes single-core e 5.095 em multi-core no Geekbench 6. Se a GPU for 45% mais potente, poderia ultrapassar 11 mil pontos no 3DMark Wild Life, aproximando o desempenho do 7 Plus Gen 3 ao do 8 Gen 2.

Esses números são estimativas e podem variar. Precisamos aguardar os celulares com o chip para avaliar seu desempenho. O 7 Plus Gen 2 já era próximo do top de linha anterior, então o novo chip promete ser satisfatório para quem usa o celular para entretenimento. Vale a pena ressaltar também que o chip suporta até 24 GB de RAM LPDDR5X e armazenamento UFS 4.0, mais rápidos que a geração anterior, deixando o celular mais veloz.

Com os novos núcleos e a GPU Adreno 732, o Snapdragon 7 Plus Gen 3 promete ganhos de até 15% em CPU e 45% em GPU (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Preparado para “democratizar a IA”

Durante o lançamento do Snapdragon 8s Gen 3, a empresa destacou seu compromisso em “democratizar a IA“. Eles querem que mais pessoas possam usar o forte poder de processamento. Isso é necessário para rodar os Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), essenciais para aplicações de inteligência artificial.

O Snapdragon 7+ Gen 3, portanto, é o primeiro chip da série 7 a trazer uma Unidade de Processamento Neural (NPU) especificamente arquitetada para otimizar e suportar os requisitos exigentes dos LLMs. Contudo, eles não revelaram informações sobre a capacidade exata de velocidade de processamento ou quais seriam as limitações em termos do tamanho máximo dos modelos suportados.

O Snapdragon 7 Plus Gen 3 é o primeiro chip da série 7 a ser compatível com IA generativa, suportando modelos como o Gemini Nano do Google e o Llama 2 da Meta (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm enfatizou entusiasmadamente que o Snapdragon 7+ Gen 3 será especialmente competente no que diz respeito ao suporte a assistentes virtuais avançados e ferramentas complexas destinadas à criação de imagens, prometendo assim uma experiência aprimorada aos usuários finais.

O novo chipset da Qualcomm será capaz de trabalhar com IAs como o Gemini Nano, desenvolvido pelo Google, o Llama 2 da Meta, entre outros LLMs semelhantes que estão despontando no horizonte tecnológico.

Câmeras melhoradas por IA

A inteligência artificial avançou e agora está nas câmeras. Ela traz o processamento de segmentação semântica, antes só nos chips Snapdragon 8. Essa tecnologia divide a cena em áreas como rosto, animal de estimação e cenário. Assim, ela usa algoritmos diferentes para cada parte. Isso deve melhorar a qualidade da imagem, com um HDR mais equilibrado e cores mais precisas.

O novo chip intermediário da Qualcomm também é o primeiro Snapdragon 7 com segmentação semântica para processamento das fotos, e possui melhorias para gravações noturnas (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

As câmeras ainda são parecidas com as da geração passada, mas têm novidades. Agora, há três processadores de sinal de imagem (ISP) que trabalham juntos para fazer as fotos mais rápido. Eles suportam dados em 18-bit e sensores de até 200 MP. Os vídeos podem ser gravados em 4K a 60 FPS e têm HDR nos padrões HDR10+, Dolby Vision e HLG.

Há mudanças no suporte ao formato de fotos Ultra HDR do Google. Ele usa metadados de HDR para fazer as fotos brilharem e terem cores mais vivas quando você vê na galeria de um aparelho compatível. Também melhoraram as gravações à noite ou em lugares com pouca luz usando o algoritmo Snapdragon Low Light Vision (LLV).

Conectividade

O Snapdragon 7+ Gen 3 oferece conectividade avançada com o modem FastConnect 7800, igual ao Snapdragon 8 Gen 3. Suporta Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e LE Audio com Auracast para transmissão de áudio simultânea para múltiplos dispositivos.

A Qualcomm inseriu o Snapdragon Seamless no 7+ Gen 3, permitindo a conexão entre smartphones e dispositivos variados (celulares, notebooks, TVs, smartwatches e carros) com chips Snapdragon, formando um ecossistema integrado. Esse lançamento também transmite vídeo 8K a 30 Hz ou 1080P a 240 Hz via USB-C 3.1 Gen 2, e suporta telas de celular 4K a 60 Hz ou Quad HD+ a 120 Hz.

Apesar de usar um modem 5G simples, o Snapdragon 7 Plus Gen 3 aposta no mesmo modem Wi-Fi FastConnect 7800 do Snapdragon 8 Gen 3, e possui suporte ao Snapdragon Seamless (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

O novo modem 5G, o Snapdragon X63, é mais básico para cortar custos. É um upgrade do X62 do Snapdragon 7 Plus Gen 2 e inclui avanços da 3GPP Release 17. No entanto, apresenta velocidades de download ligeiramente inferiores, atingindo 4,2 Gbps.

O Snapdragon 7+ Gen 3 será usado globalmente, chegando ao Brasil conforme as fabricantes forem lançados seus smartphones equipados com este novo chip. Algumas marcas já se anteciparam, como é o caso da OnePlus que usará o novo processador no OnePlus Ace 3V. Mais marcas anunciarão novos aparelhos em breve.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X