Entusiasta transforma seu Steam Deck em um Nintendo 3DS moderno

Entusiasta transforma seu Steam Deck em um Nintendo 3DS moderno

As versões modificadas de consoles e dispositivos são um reflexo da incrível criatividade das pessoas em busca de aprimorar algo que já é considerado bom. Por aqui nós já publicamos algumas notícias de mods bem interessantes, como este PC com gabinete feito de madeira e este outro com a temática do Super Mario.

Agora temos um outro exemplo bem interessante. Este Steam Deck passou por uma transformação impressionante ao receber uma segunda tela, tornando-se assim uma espécie de novo Nintendo 3DS. Com essa modificação, o dispositivo da Valve agora tem a capacidade de funcionar de maneira semelhante ao famoso console da Nintendo, permitindo aos usuários desfrutar de uma ampla variedade de jogos através de um emulador, como se estivessem jogando no console original.

Leia também
Palworld foi o game mais jogado no Steam Deck em fevereiro de 2024
Rumor: NVIDIA estaria planejando um portátil para concorrer com o Steam Deck

O Nintendo DS conquistou grande popularidade e se tornou o segundo console mais vendido no mundo, perdendo apenas para o PS2. Por esse motivo, muitas pessoas buscam replicar o design desse console lendário para reviver a experiência de jogar seus jogos favoritos.

Atualmente, aqueles que possuem tanto criatividade quanto recursos financeiros têm a oportunidade de explorar novas formas de entretenimento, como é o caso do “Steam Deck DS“. Para realizar essa adaptação no dispositivo da Valve, foi necessário adicionar uma tela extra e configurá-la como secundária. Posteriormente, alguns ajustes foram feitos e um emulador foi utilizado para garantir que tudo funcionasse perfeitamente, proporcionando uma experiência similar à do DS.

A empresa Retro Handhelds detalha os desafios enfrentados durante esse processo de modificação. O responsável pelo projeto teve dificuldades com uma tela QLED de 7 polegadas que não permitia o uso simultâneo das duas telas. Após substituí-la por um monitor IPS ROADOM de 7 polegadas e realizar ajustes no emulador Citra 3DS, foi possível fazer com que ambas as telas funcionassem harmoniosamente: a touchscreen do Steam Deck e a nova tela adicionada.

É importante ressaltar que criar um dispositivo que se assemelhe a um console antigo, mas que não funcione adequadamente, não traz benefícios significativos. No entanto, no caso da Steam Deck modificado, estamos diante de um console plenamente funcional. Além de executar os jogos dos consoles da Nintendo por meio do emulador, ele também faz uso da tela sensível ao toque presente no Steam Deck.

The Steam Deck 3DS Completed

Naturalmente, se o objetivo é jogar os títulos do Nintendo DS ou 3DS, pode ser mais prático adquirir um desses consoles originais. O processo de modificação da Steam Deck demanda tempo e esforço, especialmente considerando os desafios enfrentados pelos emuladores da Nintendo. A Retro Handhelds disponibiliza um guia passo a passo para aqueles que desejam se aventurar na conversão do console da Valve, oferecendo suporte e orientações para essa empreitada nada convencional.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X