Nova tendência? Samsung também revela protótipo de celular vestível para usar no pulso

Nova tendência? Samsung também revela protótipo de celular vestível para usar no pulso

O mundo dos smartphones está sempre em renovação e experimentando novas formas de interagir com os aparelhos. Uma tendência que parece estar chamando a atenção é dos smartphones com telas que podem se curvar ao redor do pulso. Depois da Motorola, foi a vez da Samsung de apresentar sua solução nesse sentido.

Durante o Mobile World Congress (MWC) 2024 em Barcelona, a Samsung apresentou alguns produtos inovadores, principalmente com dispositivos enroláveis e dobráveis. Um destaque foi a Samsung Cling Band, uma espécie de “smartphone de pulso” ou “smartwatch com tela flexível”.

Leia também:

MWC 2024: Após notebook com tela transparente, Motorola traz celular vestível para usar no pulso
Meta planeja lançar pulseira com detecção de movimentos dos dedos para uso com óculos VR

Cling Band é um smartphone que pode ser enrolado no pulso

pulso

A Samsung tem bagagem para inovar sempre que pode, e por isso a empresa sul coreana resolveu ousar com um protótipo um tanto diferenciado. O Cling Band parece ser uma fusão de smartphone, smartwatch e pulseira inteligente, mas ao mesmo tempo traz uma abordagem totalmente diferente e nova.

No modo “candy bar” (semelhante a um telefone convencional), o dispositivo se parece com um smartphone padrão, porém com uma série de saliências ao longo de sua parte traseira, abaixo do módulo da câmera. Quando entra no modo “backbend” ele se curva, criando uma ponte perfeitamente arqueada ao redor do pulso do usuário.

É importante salientar que o produto apresentado pela Samsung no MWC 2024 ainda está em estágio bem inicial e é bastante rudimentar, principalmente quando comparado ao produto semelhante apresentado pela Motorola, que parecer ser seu competidor direto nesse segmento. Mas ainda assim foi suficiente para chamar a atenção pela inovação.

Além disso, a ideia de poder “bater” um smartphone no pulso e vê-lo se desenrolar como uma pulseira ao redor do braço acaba também trazer a nostalgia das famosas pulseiras “slap”, que se tornaram tão populares em décadas passadas.

pulso

No entanto, vale ressaltar que, como ocorre com outros telefones dobráveis, é possível observar vincos em algumas partes da tela, mas a maior parte dela apresenta uma superfície surpreendentemente lisa quando curvada. Este detalhe pode ser aprimorado à medida que a tecnologia se desenvolve, obviamente.

Uma das amostras apresentadas contava uma tela funcional, permitindo assim que as pessoas pudessem testar e realizar algumas rolagens básicas, embora o gesto muitas vezes resultasse apenas no zoom in e out da imagem na tela, de acordo com a representante da CNET, Katie Collins, que esteve no evento.

O Cling Band se destacou especialmente ao exibir uma galeria de fotos ao redor de toda a tela, sugerindo que um telefone de pulso pode se tornar um acessório de moda personalizável e interessante.

Estande da Samsung permite experimentação e traz mais novidades

pulso

O estande da Samsung durante o MWC acabou se tornando uma ótima opção tanto para que os participantes do evento pudessem ver de perto e testar o protótipo, quanto para a própria equipe de displays da Samsung, que puderam experimentar diversos conceitos.

Um deles foi o Flex Magic Pixel, que ajusta o ângulo de visão da tela para proteger a privacidade do usuário. A tecnologia, uma combinação das capacidades OLED da Samsung e de sua inteligência artificial, tem como objetivo limitar a visibilidade da tela para quem a olha diretamente, evitando que pessoas que estejam ao redor possar ter acesso ao conteúdo.

Outra abordagem interessante da equipe de display da Samsung foi a incorporação de pequenos painéis OLED com informações úteis em dispositivos menores, como fones de ouvido e chaves de carro.

A ideia visa facilitar a visualização do nível de bateria ou controlar a reprodução de música sem a necessidade de recorrer ao smartphone, trazendo praticidade ao dia a dia, o que pode ser ótimo.

Por outro lado, apesar da facilidade no uso, o fato de adicionar uma tela a um dispositivo geralmente acaba afetando diretamente sua autonomia de bateria, então é algo a se colocar na balança. O fato é que a Samsung acaba provando que dá para unir uma estética bonita e ótima funcionalidade, mesmo com alguns pequenos desafios como no caso da bateria.

Além do Cling Band, a Samsung também revisitou conceitos anteriores, como seu display enrolável apresentado no ano passado, e exibiu um display flexível tão fino quanto papel. A expectativa dos entusiastas é que, em vez de guardar esses conceitos para o futuro, a Samsung decida implementá-los e integrar produtos disponíveis para compra nos próximos anos.

Fonte: CNET

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X