MWC 2024: Após notebook com tela transparente, Motorola traz celular vestível para usar no pulso

MWC 2024: Após notebook com tela transparente, Motorola traz celular vestível para usar no pulso

Durante o evento Mobile World Congress 2024, a Motorola revelou um protótipo de um smartphone flexível surpreendente. O protótipo tem por objetivo testar e divulgar a tecnologia denominada Adaptive Display.

O projeto, que começou a ser mencionado em outubro, só teve seu protótipo tangível apresentado na feira, permitindo uma interação direta dos visitantes. Nos próximos parágrafos mostro mais detalhes sobre este dispositivo no mínimo curioso.

Celular que pode ser usado como bracelete

MWC: Motorola apresenta celular dobrável que pode ser usado no pulso

Um vídeo publicado pelo site Tuttandroid mostrou o aparelho em ação. Nada mais é do que um smartphone Android típico equipado com uma tela pOLED Full HD+. Entretanto, o pulo do gato está na parte traseira, que se dobra. Essa característica singular possibilita que o usuário o enrole ao redor do pulso, facilitando o transporte em certas ocasiões e utilizando o smartphone como uma espécie de bracelete.

O portal Tuttandroid apontou que, apesar de seu peso considerável e da ausência de câmeras na parte de trás — uma consequência de seu revestimento têxtil visando um contato mais agradável com a pele —, o aparelho promete ser bem interessante e chamar a atenção do público. A traseira é feita com vários segmentos flexíveis revestidos de tecido.

Com uma tela de 6,9 polegadas, o dispositivo oferece uma experiência de uso do Android tradicional quando disposto horizontalmente. Verticalmente, ele se transforma, podendo ser ajustado em várias configurações, como enrolado para funcionar como um smartwatch ou inclinado para se manter de pé sem suporte, graças à dobra na sua base.

A interface do usuário se ajusta ao formato atual da tela, incluindo a opção de visualização otimizada para quando está enrolado no pulso, exibindo informações de forma clara e acessível diretamente sobre a pele.

MWC é o palco dos protótipos

MWC 2024: Motorola adaptive display, Lenovo transparent display, Xiaomi SU7  EV and more showcased - BusinessToday

Vale lembrar que esta tecnologia já está em desenvolvimento a bastante tempo. Mas nunca protótipos funcionais haviam sido mostrados antes. O máximo que a Motorola já havia mostrado foram fotos da tecnologia em ação. Mas nada como ver pessoalmente, não é mesmo?

Obviamente que a tecnologia ainda não está totalmente pronta para uso comercial. No entanto, a MWC é o palco ideal para as empresas mostrarem no que estão trabalhando, mesmo que, a princípio, não faça muito sentido.

A Lenovo, por exemplo, também apresentou na MWC o Project Crystal. Trata-se de um notebook com tela transparente. Eu achei a tecnologia muito interessante. Mas pelo menos nos comentários aqui no Hardware a galera estranhou bastante e não viu muita utilidade. Mas é assim mesmo. Novas tecnologias precisam começar de algum lugar.

Todos os celulares da Motorola terão Gorilla Glass em 2024

Motorola escolhe Corning Gorilla Glass para seus smartphones de 2021 -  TechWar.GR

E já que estamos falando de Motorola, a companhia aproveitou a MWC 2024 para anunciar que usará o vidro Gorilla Glass da Corning em todos os seus smartphones em 2024. Isso incluirá modelos mais baratos, ampliando a proteção contra danos até nos dispositivos que comumente não possuem recursos premium.

A Corning é conhecida por seus vidros protetores e de alta resistência, como o Victus 2 e o Gorilla Armor, antes exclusivo da Samsung. Os aparelhos top de linha da Motorola já usam vidro da Corning, mas agora, mesmo os dispositivos de entrada e intermediários terão essa proteção, em vez do Dragontrail japonês. Caso você não saiba, a Dragontrail é concorrente da Corning, mas ainda não entrega a mesma qualidade e resistência de sua rival mais famosa.

Não está claro quais tipos de Gorilla Glass serão usados, mas espera-se pelo menos o Gorilla Glass 5 (lançado em 2016) e o Victus (2020) sejam adotados. Informações sobre quais serão os primeiros modelos beneficiados ou a duração da parceria não foram reveladas, porém, a implementação começará no segundo semestre de 2024.

Fonte: Tuttandroid

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X