MSI atualizará firmware de suas placas-mãe para que elas suportem até 256 GB de RAM

MSI atualizará firmware de suas placas-mãe para que elas suportem até 256 GB de RAM

No final de 2023, a conhecida fabricante de placas-mãe MSI revelou que lançará novas placas-mãe com capacidade aprimorada de memória RAM. Além disso, a companhia confirmou que várias de suas placas-mãe existentes, equipadas com chipsets da Intel e da AMD, receberão uma atualização de BIOS para suportar até 256 GB de memória.

Anteriormente, a maioria dessas placas oferecia suporte máximo de 128 GB, tornando este upgrade uma excelente notícia para quem busca um sistema com alta capacidade de processamento. Nos próximos parágrafos trago mais detalhes sobre esta novidade.

Leia também
Essa é a primeira placa-mãe feita inteiramente com tecnologia chinesa
AR900i: essa placa-mãe Mini-ITX conta com um Core i9-13900HX integrado

Chipsets compatíveis com a atualização

MSI Z790 MAX motherboards come with 10% price hike, Z790 GODLIKE MAX to  retail at $1,299 - VideoCardz.com

A nova BIOS já está disponível para algumas linhas de produtos da MSI, incluindo GODLIKE MAX, ACE MAX, CARBON MAX e MORTAR, abrangendo placas com chipsets 700 da Intel e 600 da AMD, todos compatíveis com DDR5.

Especificamente, no caso da Intel, somente os chipsets Z790 e B760 podem receber o upgrade, enquanto para a AMD, os chipsets X670, B650 e A620 são os elegíveis. Chama atenção o fato de a MSI possibilitar esse upgrade até mesmo para o chipset A620, empregado em placas-mãe de entrada, uma opção pouco comum para configurações com 256 GB de RAM.

A MSI demonstrou a eficácia do upgrade por meio de uma captura de tela que exibe um sistema rodando com 256 GB de RAM, junto a um processador AMD Ryzen 9 7900X e uma placa-mãe PRO X670-P WIFI. É tanta memória RAM que é difícil até mesmo encontrar tais kits de RAM com essa quantidade disponíveis no mercado.

256 GB não é exagero?

Embora 256 GB de RAM possam parecer exagerados para uso doméstico (e são), onde 16 GB ou 32 GB geralmente são suficientes, e até mesmo máquinas profissionais frequentemente se limitam a 64 GB, em servidores ou estações de trabalho, tamanha capacidade de memória é justificável e benéfica devido às exigências de seus complexos fluxos de trabalho.

As atualizações de BIOS para as placas com chipset AM5 da MSI já podem ser baixadas, assim como algumas para os modelos da Intel. A expectativa é que o processo de atualização para todos os modelos elegíveis seja concluído entre o final de fevereiro e início de março.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X