MSI apresenta placa-mãe com conectores na parte traseira

MSI apresenta placa-mãe com conectores na parte traseira

Os grandes players do mercado de hardware estão intensificando uma proposta que casa perfeitamente com aqueles que buscam uma configuração mais organizada, apostando em um belo cable management. “Conectores escondidos”, alterações no layout tradicional, que podem melhorar o visual geral do setup.

Um exemplo recente que caminha nesse sentido é a placa-mãe B650M Project Zero da MSI. O modelo adota um posicionamento diferente para a maioria dos conectores no PCB. Ao invés de estarem na parte frontal, que fica diante daqueles que olham o gabinete através do vidro do case, as conexões foram posicionadas na parte traseira da placa.

A conexão para alimentação, portas SATA, conectores ARGB e portas USB foram movidas para a traseira.

Além da questão estética, a MSI fala que esse alinhamento facilita a conexão dos cabos. Como o próprio nome sugere, essa mobo é baseada no chipset B650, voltado para chips AMD. O fator de forma é o micro-ATX, posicionando essa placa como uma opção recomendada para builds mais compactas.

Você também deve ler!

Colorful lança versão da RTX 4070 com um conector de alimentação oculto

Essa placa-mãe da ASUS conta com os principais conectores na parte traseira

A B650M Project Zero conta com um sistema de alimentação VRM de 13 fases (10+2+1), quatro conectores para módulos de RAM DDR5 (suporte para módulos 6400+), slots de expansão PCI-Express 4.0 x16 e PCI-E 3.0 x1, quatro portas SATA 6 Gbit/s e dois conectores M.2 para SSD com interface PCI-E 4.0 x4.

Seis Portas USB 2.0 (duas traseiras, quatro frontais), quatro USB 3.2 Gen1 Type-A (duas traseiras, duas frontais), três USB 3.2 Gen2 Type-A (traseiras), uma USB 3.2 Gen2 Type-C (frontal) e uma USB 3.2 Gen2x2 Tipo-C (traseira), também estão presentes.

Em termos de recursos de rede, a placa oferece conector para Ethernet de 2,5 polegadas e um módulo Wi-Fi 6E/Bluetooth 5.3.

O grande problema dessas placas no momento é a questão da compatibilidade. É necessário um gabinete compatível para abrigar um mobo que siga esse layout. Dentre as opções da própria MSI, os gabinetes da linha GUNGIN e SEKIRA  são compatíveis com a B650M Project Zero.

Preço e disponibilidade

A MSI não revelou essas informações.

Inscreva-se no canal do Hardware.combr

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X