Epic Games planeja lançar loja própria nos dispositivos iOS

Epic Games planeja lançar loja própria nos dispositivos iOS

A Epic Games anunciou uma notícia bem interessante para os usuários de dispositivos iOS na União Europeia: a Apple finalmente restabeleceu sua conta de desenvolvedor na região. Além disso, a própria Apple anunciou algumas mudanças, entre elas a permissão para que o iOS tenha lojas de terceiros.

Essa decisão abre caminho para a Epic Games lançar sua loja digital e o tão aguardado Fortnite para usuários de iPhones ainda este ano, embora por enquanto isso valha apenas para quem mora nos países da UE. A nova loja também deverá passar por testes de segurança da plataforma.

Leia também:

Metaverso não está morto! Disney e Epic se unem e prometem um universo expansivo ligado ao Fortnite
Epic Games vence o processo contra o Google. Play Store é considerada um monopólio

Apple agora deverá permitir lojas de terceiros no iOS na UE

Epic Games

Toda essa história é mais um capítulo de disputas e batalhas legais entre a Epic Games e a Apple, principalmente nos Estados Unidos, onde ocorrem esses embates principais. Tudo começou quando a Epic Games começou a usar sua própria opção de pagamento in-app no Fortnite para iOS.

O jogo da desenvolvedora é bastante popular e por isso acaba gerando muitas transações internas, e a Epic Games tentou contornar a taxa de 30% da Apple sobre as atualizações e itens de loja vendidos aos jogadores, resultando em sua remoção da App Store e uma longa batalha legal.

A reviravolta na situação ocorreu graças ao novo Ato de Mercados Digitais da União Europeia, que entra em vigor em 7 de março. Esse ato classifica serviços de grande porte, como a App Store da Apple, como “gatekeepers” e exige que eles se tornem interoperáveis com produtos concorrentes.

A decisão da UE forçou a Apple a permitir o estabelecimento de lojas de terceiros em dispositivos iOS, proporcionando à Epic Games a oportunidade de reintroduzir seus serviços na região. A Apple revelou ainda que essas lojas ainda terão que passar por um processo de notarização para ter verificações automáticas e até mesmo revisões humanas, garantindo assim que elas sejam de fato seguras para o usuário.

Com isso, a Epic anunciou no X (antigo Twitter), que essas mudanças foram cruciais para que o jogo pudesse voltar aos dispositivos iOS dos usuários na UE:

“Fortnite voltará ao iOS na Europa em 2024, distribuído pela futura Epic Games Store para iOS. Fique ligado para mais detalhes conforme compreendemos o cronograma regulatório. Continuaremos argumentando nos tribunais e com os reguladores que a Apple está infringindo a lei.”

Usuários em outros países ainda dependem de alternativas

A conta de desenvolvedor iOS agora restaurada é crucial para a Epic Games, facilitando a distribuição de aplicativos e conteúdos em várias plataformas da Apple. Isso significa que os usuários de iPhones poderão em breve baixar o Fortnite de forma mais simples e direta.

Dessa forma, a Epic Games busca se beneficiar do DMA da UE, que designa certos serviços como “gatekeepers” e impõe regras para promover a concorrência. No entanto, o desfecho nos EUA continua sendo uma fonte de controvérsia, com ambas as empresas, Apple e Epic Games, apelando das decisões judiciais.

Enquanto as batalhas legais persistem, é interessante notar que a Epic Games buscou expandir suas parcerias e atrair investimentos. A recente aquisição de uma participação acionária de $1,5 bilhão pela Disney na Epic Games mostra o quanto as relações entre as grandes empresas de tecnologia e entretenimento ainda podem surgir de formas inesperadas.

Para os usuários na União Europeia, a espera pela volta do Fortnite aos dispositivos iOS está chegando ao fim. No entanto, para os usuários de outros países, a experiência do Fortnite em dispositivos Apple atualmente ainda depende de alternativas como o Xbox Cloud Gaming ou o GeForce Now.

CEO da Epic Games critica mudanças da Apple

Embora tudo pareça benéfico para a Epic na UE atualmente, o CEO da Epic, Tim Sweeney, ainda criticou a forma como a Apple se ajustou a essa nova lei por lá, e como as mudanças reveladas pela empresa da Maçã são uma “nova instância tortuosa de conformidade maliciosa” no intuito de burlar e frustrar a nova Lei de Mercados Digitais.

De acordo com ele, mesmo sendo “obrigada” a permitir lojas de terceiros, a Apple ainda mantém controle de quais ela poderá escolher como competidoras, já que tem a autonomia para barrar certas lojas como da própria Epic.

Além disso, ele também falou sobre novas taxas sendo impostas pela empresa e um novo esquema anticompetitivo.

Confira na íntegra sua postagem:

Tradução livre: “O plano da Apple para contornar a nova lei de Mercados Digitais da Europa é uma nova instância astuta de Conformidade Maliciosa.

Eles estão forçando os desenvolvedores a escolher entre a exclusividade da App Store e os termos da loja, o que será ilegal sob o DMA, ou aceitar um novo esquema anticompetitivo também ilegal, repleto de novas taxas abusivas em downloads e novos impostos da Apple sobre pagamentos que eles não processam.

A Apple propõe que possa escolher quais lojas têm permissão para competir com a App Store deles. Eles poderiam bloquear a Epic de lançar a Epic Games Store e distribuir o Fortnite por meio dela, por exemplo, ou bloquear a Microsoft, Valve, Good Old Games ou novos concorrentes.

A Epic Games Store é a sétima loja de software no mundo (atrás das três lojas de console, duas lojas móveis e o Steam no PC). Estamos determinados a lançar no iOS e Android e entrar na competição para nos tornarmos a principal loja de software multiplataforma, com base na concorrência de pagamentos, taxas de 0%-12%, e jogos exclusivos como o Fortnite.

A Epic sempre apoiou a ideia de notarização pela Apple e varreduras de malware para aplicativos, mas rejeitamos veementemente a tentativa da Apple de distorcer esse processo para minar a concorrência e continuar impondo taxas da Apple em transações das quais eles não fazem parte.

Há muito mais lixo problemático no anúncio da Apple. Levará mais tempo para analisar tanto as partes escritas quanto as não escritas desse novo show de horrores, então fique atento.”

Fonte: Engadget

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X